Notícias no AgirAzul


Farol da Barra de Itapuã servirá como centro de Educação Ambiental

De: Sema/AA
Date: 10/01/2002

Brasil

O Ministério da Marinha entregou hoje ao Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) o uso do Farol situado atualmente no Parque Estadual de Itapoã, para a realização de atividades culturais, recreativas e de educação ambiental, que serão proporcionadas ao público quando o Parque for reaberto.

A assinatura do convênio ocorreu na Capitania dos Portos, em Porto Alegre, com a presença do secretário Claudio Langone; do diretor do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap), Luiz Felippe Kunz Júnior; da diretora do Parque, Jane Vasconcellos e dos Capitães-de-Corveta Ubirahi Pereira de Magalhães e Carlos Alberto Vargas Martins.

Os recursos para restauração e manutenção da parte externa da torre do Farol e das dependências (que incluem a residência do faroleiro e o depósito) serão oriundos do Programa Pró-Guaíba. A Marinha continuará responsável pelos equipamentos de sinalização náutica e pela parte interna da torre.

O Farol de Itapuã, construído em 1860 no encontro do Lago Guaíba com a Laguna dos Patos, a cerca de 40 km de Porto Alegre, em Viamão, é um dos mais antigos do Estado e se destaca como importante ponto de referência e de orientação para os navegadores que passam pela região.

Um dos problemas para a reabertura do Parque é certamente a situação caótica da estrada que leva a Itapuã, objeto de discussão entre a empresa construtora do asfalto e a Secretaria dos Transporte estadual.


Última atualização: 06 setembro, 2011

Mande sua notícia para o AgirAzul na Rede - 
Utilize o formulário de contato em http://www.agirazul.com.br/formula.htm
Ou por e-mail noticias@agirazul.com.br

Visitantes: Hit Counter