Notícias no AgirAzul


Reserva Biológica do São Donato ganhará sede

De: SEMA
Date: 22/05/2002

Brasil

A Reserva Biológica do São Donato, que abrange os municípios de Itaqui e Maçambará, ganhará uma sede administrativa que será inaugurada nesta sexta-feira, dia 24 de maio, às 10h30min. A sede situa-se na Praça 15 de novembro, 1154, sala 25, em São Borja e foi locada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) que administra a Reserva, através do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap).

O diretor do Defap, Luiz Felippe Kunz Júnior, participará da inauguração, juntamente com técnicos do Departamento; o gerente de implantação da Reserva, Júlio César Rech; os agentes das Agências Florestais de Santiago e Alegrete, e convidados da região.

Um decreto estadual de março de 1975 criou a Reserva do São Donato, mas o processo para sua implantação iniciou apenas no ano passado através de recursos da medida compensatória da ampliação da Refinaria Alberto Pasqualini- Refap, em Canoas, com licenciamento emitido pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

Os recursos estão sendo investidos no diagnóstico ambiental da área, contratação de pessoal e aparelhamento da sede e da própria Reserva, incluindo veículos e equipamentos de fiscalização.

A implantação da unidade de conservação atende a uma antiga reivindicação das comunidades locais.

Técnicos da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB) estão elaborando estudos para redefinir os limites da área e para o segundo semestre deste ano está prevista a identificação dos proprietários e as negociações para desapropriação.

Os principais objetivos da Reserva Biológica são a proteção integral dos ecossistemas, pesquisa científica e educação ambiental. Apresenta como formações vegetais predominantes o campo, incluindo grandes extensões de banhados, os vassourais, a vegetação de tabuleiros, mata palustre, matas de galeria e os capões de mata arbóreo-arbustiva. É a única unidade de conservação no Estado que preserva ambiente com estas formações. Na fauna, destaca-se a ocorrência de espécies ameaçadas de extinção.


Última atualização: 06 setembro, 2011

Mande sua notícia para o AgirAzul na Rede - 
Utilize o formulário de contato em http://www.agirazul.com.br/formula.htm
Ou por e-mail noticias@agirazul.com.br

Visitantes: Hit Counter