AgirAzul Revista 1992-1998

Todo o conteúdo editorial da publicação em papel

AgirAzul 1

Viagem de estudos: Agricultores vão ao Espírito Santo

Pedindo licença, AgirAzul cita o jornal da Coolméia: "‑Há dez anos que o agrônomo Nasser  Nasr dispensou o agrotóxico e passou a estudar a riqueza da flora brasileira como principal aliada da lavoura ‑ ele deixou o mato crescer e, assim como os indígenas faziam, passou a plantar em meio às microflorestas que se formavam. As terras áridas e pouco férteis do Espírito Santo começaram a bater recordes nacionais de produtividade agrícola."

Um ônibus lotado de agricultores ecologistas da Cooperativa Coolméia e outros, convidados, foi ao Espírito Santo neste mês de abril conhecer pessoalmente as experiências do agrônomo Nasser. Um sucesso, a viagem serviu para mostrar o que eles já conheciam por gravação de vídeo e algumas visitas dele ao RS. 

Cláudia Wolff, 26 anos, produtora de mel e cítricos, destaca a principal diferença que é o aproveitamento do próprio mato em plena plantação. Para José Justin, 28 anos, produtor de verduras e laticínios,"precisamos aprender a conviver com, por exemplo, os nematóides, porque com muita matéria orgânica ele desaparece".

Sintetiza Jacques Saldanha, da Coordenação‑Geral da Cooperativa: “A agricultura branca, européia, é militarista ‑ tudo em linha ‑, autoritária ‑ este fica, aquele sai ‑, antidemocrática. O homem branco ficou acima da Natureza. Bem ao contrário: na biotecnologia tropical, todas as raças, seres, todos os organismos são importantes, básicas para a agricultura tropical; por isto ela é mais produtiva, mais libertadora do agricultor que é o dono do processo, integrado à Natureza, e do consumidor, porque pode realmente consumir alimentos sãos e não os produtos comerciais de venda ‑ aquele em que nem o próprio produtor tem coragem de comer”. 

A Coolméia mudou‑se recentemente para a av. José Bonifácio, 645, em Porto Alegre. Continua realizando semanalmente, agora em frente a sede, a Feira dos Agricultores Ecologistas, em que seus produtores, eles mesmos, colocam os alimentos por si produzidos diretamente ao consumidor, tudo sob os cuidados de agrônomos da Cooperativa.






© 1992-1999 / 2007/2008 / 2024  João Batista Santafé Aguiar - É proibida a reprodução total ou parcial sem permissão por escrito / por email do autor ou detentor dos direitos. AVISO LEGAL - Eventualmente, os endereços informados, tanto os convencionais, como os eletrônicos como páginas web ou endereços de emails, serão os da época da publicação, não sendo mais funcionais, não havendo qualquer responsabilidade do Editor sobre o fato. Estes textos disponibilizados no AgirAzul Revista  foram produzidos nos anos de 1992 a 1998. Pessoas citadas poderão já não representar ou participar das entidades pela qual assinaram ou deram seus depoimentos ou mesmo já terem falecido. Eventualmente na versão para www.agirazul.com.br foram corrigidos erros de grafia e aplicação da língua portuguesa, além de  realizados alguns alertas sobre informações já ultrapassadas pelo tempo.