AgirAzul Revista 1992-1998

Todo o conteúdo editorial da publicação em papel

AgirAzul 1

Leitura: A Economia do Século XXI

Por Augusto Carneiro

Nesta época de Fóruns da “Liberdade” que divulgam a ideologia do “mercado é tudo”, vale a pena ler A ECONOMIA DO SÉCULO XXI, do economista americano Herman Daly. A edição é da Editora Mercado Aberto; a produção da diretoria 1982/83 da AGAPAN ‑ Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural. 

Hoje, pela primeira vez na história das lutas sociais, toma corpo uma idéia completamente nova, oriunda de pessoas apenas sentimentais, observadoras da Natureza, como Henry David Thoreau, Audubon, José Bonifácio Andrade e Silva, seguidas de outras mais modernas. Tempos diferentes, idéia nova. 

Esta idéia resultou do espírito de observação e dedução de pessoas honestas mas interessadas em protestar contra a destruição da Natureza, agora com ímpeto de liquidar com a vida no Planeta Terra. Esta idéia é a idéia da Ecologia como Política, ou o ecologismo, que incendeia as mentes dos jovens e que se transforma num movimento social de massas populares. 

O assunto começou com os naturalistas e biólogos, depois passou às mais diversas camadas da intelectualidade e encontrou no campo dos economistas, por intermédio de HERMAN DALY, o mestre que entende que a economia é apenas um capítulo da Ecologia.

Entretanto os economistas clássicos e todos os que giram dentro de suas teorias, desde Adam Smith, já estudaram praticamente todos os assuntos fundamentais da Economia Política, esquecendo o principal: o respeito aos ecossistemas. Eles, como a maioria das pessoas responsáveis pela política em todo o mundo, e desde o início da história, sempre acharam que a Natureza seria fornecedora mais ou menos eterna de matérias primas.

Herman Daly, também economista com formação clássica, preenche a lacuna, e escreve as teses que provam que a Economia Política, ao ignorar o respeito à Natureza, era omissa e errada. 

Herman Daly escreveu, faz alguns anos, vários trabalhos, inclusive abordando a questão brasileira, que reunidos, foram traduzidos por Renato Souza. Prefácio de José Lutzenberger. 

O livro está à venda nas melhores livrarias ou na banca do autor desta coluna na Feira dos Agricultores Ecologistas, promoção semanal da Cooperativa Coolméia, aos sábados pela manhã na av. José Bonifácio em frente à Igreja Santa Teresinha. 






© 1992-1999 / 2007/2008 / 2024  João Batista Santafé Aguiar - É proibida a reprodução total ou parcial sem permissão por escrito / por email do autor ou detentor dos direitos. AVISO LEGAL - Eventualmente, os endereços informados, tanto os convencionais, como os eletrônicos como páginas web ou endereços de emails, serão os da época da publicação, não sendo mais funcionais, não havendo qualquer responsabilidade do Editor sobre o fato. Estes textos disponibilizados no AgirAzul Revista  foram produzidos nos anos de 1992 a 1998. Pessoas citadas poderão já não representar ou participar das entidades pela qual assinaram ou deram seus depoimentos ou mesmo já terem falecido. Eventualmente na versão para www.agirazul.com.br foram corrigidos erros de grafia e aplicação da língua portuguesa, além de  realizados alguns alertas sobre informações já ultrapassadas pelo tempo.