AgirAzul Revista 1992-1998

Todo o conteúdo editorial da publicação em papel

AgirAzul 10

Manejo Ecológico do Campo 

Ambientalistas oferecem alternativas às queimadas

O Grupo de Trabalho Alternativas às Queimadas formado pela ADFG-Amigos da Terra, ASSECAN – Associação Ecológica Canela, Ministério Público/RS, Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, Emater, Fepam, DRNR/AS e Brigada Militar, realizou em 22 de novembro um oficina de dia inteiro sobre MELHORAMENTOS DE PASTAGENS NATURAIS dirigido aos produtores rurais da região de São Francisco de Paula. O encontro teve o apoio do Banco do Brasil e da Prefeitura Municipal.

Os pesquisadores prof. Aino Jacques, da Faculdade de Agronomia da UFRGS, Ardilo Kappel, Petrônio Caparelli e Alberto Maixner, diretor do Parque Estadual de Barracão, participaram da oficina.

Para os painelistas, o uso das queimadas para renovação das pastagens é um erro porque empobrece a terra e o produtor além de desvalorizar a propriedade e, segundo a legislação brasileira, ser considerado crime. Para substituir a prática da queimada, são sugeridas algumas medidas em geral: subdivisão de invernadas e limpeza, adequação de lotação, separação de campo nativo e a complementação da alimentação de inverno com a introdução de pastagens artificiais como aveia, cevadinha, azevém e trevos.

O Grupo de Trabalho Alternativas às Queimadas pode ser contatado via ADFG-Amigos da Terra, com Kátia V. monteiro (Rua Cabral, 151 – sobreloja – Porto Alegre, RS – Fone/Fax: (051) 332-8884) ou ASSECAN – Associação Ecológica Canela, com Cilon Estivalet (Caixa Postal 29 – 95680-000 Canela, RS).







© 1992-1999 / 2007/2008 / 2024  João Batista Santafé Aguiar - É proibida a reprodução total ou parcial sem permissão por escrito / por email do autor ou detentor dos direitos. AVISO LEGAL - Eventualmente, os endereços informados, tanto os convencionais, como os eletrônicos como páginas web ou endereços de emails, serão os da época da publicação, não sendo mais funcionais, não havendo qualquer responsabilidade do Editor sobre o fato. Estes textos disponibilizados no AgirAzul Revista  foram produzidos nos anos de 1992 a 1998. Pessoas citadas poderão já não representar ou participar das entidades pela qual assinaram ou deram seus depoimentos ou mesmo já terem falecido. Eventualmente na versão para www.agirazul.com.br foram corrigidos erros de grafia e aplicação da língua portuguesa, além de  realizados alguns alertas sobre informações já ultrapassadas pelo tempo.