AgirAzul Revista 1992-1998

Todo o conteúdo editorial da publicação em papel

AgirAzul 10

A viagem do MV Greenpeace ao Sul da América 

Greenpeace faz viagem de relações públicas e integração das ONGs do Cone Sul

O barco MV Greenpeace, da Greenpeace Internacional causou furor por onde incursionou, em novembro de 1994, no Brasil. Sempre que adentrou águas territoriais brasileiras foi cuidado de perto por barco da Marinha.

Sua tripulação, de diversas nacionalidades – inclusive brasileiros -, perpetrou algumas ações diretas envolvendo as madeireiras na Amazônia e as usinas nucleares na costa do Rio de Janeiro.

O barco foi aberto à visitação pública nos portos em que parou para reabastecer-se e tomar contatos com as realidades locais. Em Porto Alegre, dia 27 de novembro, o coordenador-executivo brasileiro, Roberto Kishinami, recebeu as entidades gaúchas no interior do barco e apresentou os objetivos e campanhas mundiais atuais da organização (ver página 16). Na quarta-feira anterior, a Greenpeace realizou sua primeira reunião de associados em Porto Alegre, no Bar do IAB.

Cerca de 20 mil pessoas visitaram o convés do barco dos mensageiros do arco-íris (e a Corveta brasileira – ver na capa) e compraram centenas de lembrancinhas da Greenpeace. Destas, 200 se associaram à organização.

O coordenador brasileiro também convidou as entidades para se fazerem presentes ao encontro de organizações não-governamentais da Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Brasil que se daria no barco, durante a travessia de Montevidéu a Buenos Aires.

Lá compareceram representantes de entidades ambientalistas brasileiras, entre as quais as gaúchas PANGEA – Associação Ambientalista Internacional (mantenedora do AgirAzul), ABRAPA – Associação Brasileira de Preservação Ambiental, AGAPAN – Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural e da Comissão de Defesa dos Aparados da Serra.

Neste encontro, aprovou-se uma declaração conjunta respeito do MERCOSUL e a criação de uma comissão que, até março de 1995, deverá garantir: a divulgação da articulação utilizando-se o correio eletrônico; a realização de um novo encontro e o intercâmbio de informação com o propósito de criação da 12ª Comissão, sobre Meio Ambiente, no MERCOSUL, com a participação de entidades da sociedade civil que tem trabalho a respeito.

No Brasil, são responsáveis pela nova rede: Luiz Afonso Barnewitz, da PANGEA (Caixa Postal 1222 – 90001-970 Porto Alegre, RS Brasil ou Fone/Fax: 241-2904 ou e-mail: agiraguiar@ax.apc.org) e o Instituto Centro de Vida – Sérgio Henrique Guimarães (Rua 32 – Boa Esperança – 78068-360 Cuiabá, MT Brasil ou Fone (065) 627-1809 ou Fax (065) 627-1128 ou e-mail: inviada@ax.apc.org. Entre em contato com estas entidades.






© 1992-1999 / 2007/2008 / 2024  João Batista Santafé Aguiar - É proibida a reprodução total ou parcial sem permissão por escrito / por email do autor ou detentor dos direitos. AVISO LEGAL - Eventualmente, os endereços informados, tanto os convencionais, como os eletrônicos como páginas web ou endereços de emails, serão os da época da publicação, não sendo mais funcionais, não havendo qualquer responsabilidade do Editor sobre o fato. Estes textos disponibilizados no AgirAzul Revista  foram produzidos nos anos de 1992 a 1998. Pessoas citadas poderão já não representar ou participar das entidades pela qual assinaram ou deram seus depoimentos ou mesmo já terem falecido. Eventualmente na versão para www.agirazul.com.br foram corrigidos erros de grafia e aplicação da língua portuguesa, além de  realizados alguns alertas sobre informações já ultrapassadas pelo tempo.