AgirAzul Revista 1992-1998

Todo o conteúdo editorial da publicação em papel

AgirAzul 11

AS ÁGUAS DE GAIA

Comunidade quer a APA e a barragem do Gravataí

por Maurício Farias

Na região das nascentes do rio Gravataí, nordeste do Rio Grande do Sul, as águas são de excelente qualidade, e a vida silvestre ainda é variada e abundante. 

É por esta área e a saúde dos habitantes de toda a região que a APN-VG — Associação de Preservação da Natureza do Vale do rio Gravataí —vem lutando há 16 anos recém completados. Mas as dificuldades são grandes.

Órgãos estaduais já elaboraram um projeto de Área de Proteção Ambiental -APA, mas a entidade afirma que apesar do interesse e compreensão dos técnicos da METROPLAN, FEPAM e Fundação Zoobotânica, o governador Antonio Britto nada fez até agora para a imediata implantação da APA do Gravataí. Com a criação da APA, ninguém vai perder seu direito de propriedade e o Estado não gastará com desapropriações. Mas toda e qualquer atividade humana na região das nascentes terá que passar por um planejamento e gerenciamento ambiental.

Assim como a implantação da APA, a construção da barragem do Gravataí, tem sofrido muitas pressões políticas que dificultam sua execução.

Um dos foros em que se dá o embate entre dos diversos interesses é o Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio Gravataí, ali, segundo a APN-VG, fica clara a falta de transparência da CORSAN -Companhia Riograndense de Saneamento -em fornecer cópia do projeto de mudanças na captação de água para abastecimento do vale do Gravataí. Paulo Müller vê nisto a possibilidade da CORSAN abandonar de vez a captação da água no rio Gravataí, o que certamente causaria desleixo e desinteresse em melhorar a qualidade da água deste fabuloso manancial.

Diante da urgência de se achar outra fonte d'água para a população da região, a Associação de Preservação da Natureza apóia a construção de uma outra adutora acima da zona urbana, no curso superior no rio Gravataí. Mas querque o governo Britto cumpra o seu papel constitucionale encaminhe a construção da Barragem e a criação da Área dePreservação Ambiental -APA -do nosso Gravataí. 

A APN-VG pode ser contactada na rua Osório Ramos Correia, 243/94000 Gravataí, RS. (F/JBSA)






© 1992-1999 / 2007/2008 / 2024  João Batista Santafé Aguiar - É proibida a reprodução total ou parcial sem permissão por escrito / por email do autor ou detentor dos direitos. AVISO LEGAL - Eventualmente, os endereços informados, tanto os convencionais, como os eletrônicos como páginas web ou endereços de emails, serão os da época da publicação, não sendo mais funcionais, não havendo qualquer responsabilidade do Editor sobre o fato. Estes textos disponibilizados no AgirAzul Revista  foram produzidos nos anos de 1992 a 1998. Pessoas citadas poderão já não representar ou participar das entidades pela qual assinaram ou deram seus depoimentos ou mesmo já terem falecido. Eventualmente na versão para www.agirazul.com.br foram corrigidos erros de grafia e aplicação da língua portuguesa, além de  realizados alguns alertas sobre informações já ultrapassadas pelo tempo.