AgirAzul Revista 1992-1998

Todo o conteúdo editorial da publicação em papel

AgirAzul 12

Ciclovia já

Foi entregue ao Prefeito de Porto Alegre, Tarso Herz Genro, no dia 28 de agosto, pela ADFG-Amigos da Terra (ADFG-AdT), um abaixo-assinado com 4 mil assinaturas pedindo a construção de uma ciclovia na 3ª Perimetral, obra que ainda está em fase de projeto e deverá ser implementada pelo Governo Municipal.

Na ocasião, Tarso Genro mostrou-se simpático à idéia, arriscando, inclusive, a descansar um pouco de sua atribulada faina diária e dar uma "voltinha" de bicicleta na praça localizada em frente ao seu gabinete.

Entretanto, segundo informações do programa Gaúcha Ecologia, do jornalista Roberto Villar na rádio Gaúcha, técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente são contra o pedido, alegando que a via terá um trajeto muito movimentado e a poluição prejudicará os ciclistas.

De acordo com Kathia Vasconcellos Monteiro, da ADFG-AdT, não há provas científicas de que uma pessoa que pratica exercícios físicos em ambiente poluído seja mais prejudicada do que uma que esteja parada no mesmo ambiente. A entidade defende a ciclovia como lazer e, principalmente, como forma de transporte alternativo.

Kathia lembra que se houvesse uma ciclovia até a Pontifícia Universidade Católica - PUC, o trânsito da Av. Ipiranga, uma das vias mais longas e movimentadas da capital gaúcha, desafogaria.

Da mesma forma, uma ciclovia nas zonas industriais da cidade estimularia muitos trabalhadores a trocarem o ônibus pela bicicleta, o que representaria, também, um exercício físico diário a estas pessoas que, em sua maioria, vivem de forma sedentária.

Magda Renner, presidente da ADFG-AdT, cita o exemplo da cidade de Hamburgo, na Alemanha, onde as ciclovias fazem parte de sistemas integrados de transporte. Também em São Paulo, recentemente, foi inaugurada a duplicação da Avenida Brigadeiro Faria Lima, com a construção de uma ciclovia. Magda afirma que as ciclovias só têm pontos positivos e basta vontade política para efetuá-las. Segundo ela, não há desculpas convincentes para não se construir uma na 3ª Perimetral.

A ADFG-AdT está solicitando ao Banco Interamericano de Desenvolvimento, órgão internacional que liberará as verbas para a construção da Perimetral, que exija como condição fundamental para a liberação do empréstimo a inclusão da ciclovia no projeto.

Também, segundo Kathia, a campanha não se encerra por ai. A intenção é lutar por ciclovias em toda a Porto Alegre. (JBSA)






© 1992-1999 / 2007/2008 / 2024  João Batista Santafé Aguiar - É proibida a reprodução total ou parcial sem permissão por escrito / por email do autor ou detentor dos direitos. AVISO LEGAL - Eventualmente, os endereços informados, tanto os convencionais, como os eletrônicos como páginas web ou endereços de emails, serão os da época da publicação, não sendo mais funcionais, não havendo qualquer responsabilidade do Editor sobre o fato. Estes textos disponibilizados no AgirAzul Revista  foram produzidos nos anos de 1992 a 1998. Pessoas citadas poderão já não representar ou participar das entidades pela qual assinaram ou deram seus depoimentos ou mesmo já terem falecido. Eventualmente na versão para www.agirazul.com.br foram corrigidos erros de grafia e aplicação da língua portuguesa, além de  realizados alguns alertas sobre informações já ultrapassadas pelo tempo.