AgirAzul Revista 1992-1998

Todo o conteúdo editorial da publicação em papel

AgirAzul 12

PANGEA presente na reunião anual da CIB

Comissão da Baleia mantém proibição da caça

Em Aberdeen, Escócia, realizou-se a 48ª Reunião Anual da CIB - Comissão Internacional da Baleia -, no final de junho, e lá esteve José Truda Palazzo Júnior, presidente da IWC-BR (Coalizão para a Vida Silvestre - Brasil), representando a única ONG brasileira credenciada presente, a PANGEA - Associação Ambientalista Internacional (mantenedora do AgirAzul).

Truda afirma que o saldo foi extremamente positivo para os ambientalistas: não apenas foi mantida a moratória mundial à caça comercial de baleias, como ainda se aprovou moções condenando a caça científica promovida pelo Japão, país que vem eliminando 300 indivíduos da espécie minke, comercializando a carne a preço altíssimo no seu mercado interno, e a caça comercial que a Noruega vem praticando utilizando um subterfúgio legal – a objeção formal à moratória.

Em relação ao comportamento da delegação oficial do Brasil, enviada pelo Ministério das Relações Exteriores, o representante da PANGEA afirma que assumiu posições francamente conservacionistas. Índios da tribo Makah da reserva da Península Olympic, no Estado de Washington, Estados Unidos, visualmente influenciados por lobistas japoneses, solicitaram autorização para capturar cinco baleias cinzentas ao ano, proposta ao final retirada antes da votação final em plenário que se inclinava por negar a permissão.

Contatos com a PANGEA: ver no Expediente; com a IWC-BR, ver texto acima.






© 1992-1999 / 2007/2008 / 2024  João Batista Santafé Aguiar - É proibida a reprodução total ou parcial sem permissão por escrito / por email do autor ou detentor dos direitos. AVISO LEGAL - Eventualmente, os endereços informados, tanto os convencionais, como os eletrônicos como páginas web ou endereços de emails, serão os da época da publicação, não sendo mais funcionais, não havendo qualquer responsabilidade do Editor sobre o fato. Estes textos disponibilizados no AgirAzul Revista  foram produzidos nos anos de 1992 a 1998. Pessoas citadas poderão já não representar ou participar das entidades pela qual assinaram ou deram seus depoimentos ou mesmo já terem falecido. Eventualmente na versão para www.agirazul.com.br foram corrigidos erros de grafia e aplicação da língua portuguesa, além de  realizados alguns alertas sobre informações já ultrapassadas pelo tempo.