AgirAzul Revista 1992-1998

Todo o conteúdo editorial da publicação em papel

AgirAzul 12

Correio Expresso

ABEPAN: Campista, respeite o lixo!

AABEPAN - Associação Bentogonçalvense de Proteção ao Ambiente Natural- promove a campanha “Campista, respeite o lixo e viva a natureza”. Ela visa orientar os campistas para a importância da coleta seletiva do lixo e ensina como praticá-la nas áreas de acampamento.

Contatos com Luís Signor, daABEPANatravés do fone (054) 3452-1575 ou na rua Cândido Costa, 194 cj. 301, em Bento Gonçalves, RS. - email: abepan@terra.com.br.

A Vaca Louca no Rio Grande

A AGAPAN - Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Naturalpromoveu dentro do ciclo “AGAPAN Debate” (que se realiza todas as segundas segundas-feiras de cada mês na Escola Estadual Anne Frank), painel sobre o controle da disseminação da doença da vaca louca no Rio Grande do Sul. Participaram os médicos-veterinários Luiz Alberto Oliveira Ribeiro, chefe do Centro de Pesquisa Veterinária Desidério Finamor, pela Secretaria da Agricultura, e Paulo César Salgueiro Nunes, chefe do Serviço de Sanidade Animal/RS, pelo Ministério da Agricultura.

ASCAPAN redireciona atividades

Com a instalação do Esquadrão Ambiental da Brigada Militar na ex-Doca Turística de Porto Alegre, ao largo do Parque Estadual Delta do Jacuí, a direção daAssociação Canoense de Proteção ao Ambiente - ASCAPAN- está deixando de ter papel ativo na fiscalização de caça e outras ilegalidades cometidas na região, em conjunto com a Brigada. Mesmo assim, ela não deixará de ajudar, no possível, estas atividades com a cessão de luvas, holofotes e tocas, que poderão equipar os dois barcos da Brigada.

Um projeto antigo daASCAPANé produzir um vídeo sobre o Delta do Jacuí; a prática de passeios educativo-turísticos na região e uma exposição fotogrática-conscientizatória. Para Heinrich Frank, diretor da entidade, “quem sabe agora vamos tocar estes projetos!”.

Contatos com a ASCAPAN através da Caixa Postal 43, 92001-970 Canoas, RS, ou pelo fone (0xx51) 472-8317.

Prazo para Política Estadual

O Centro de Estudos Ambientais - CEA, de Rio Grande/Pelotas, está avisando que está correndo o prazo fixado na Resolução nº 1/96 do Conselho Estadual do Meio Ambiente, publicada no Diário Oficial do Estado em 24 de abril, de cinco meses para colher-se sugestões que vão contribuir para a fixação de uma Política Estadual do Meio Ambiente. O CEA é representante das entidades ambientalistas no Conselho Estadual do Meio Ambiente através de seu dirigente Antônio Soler.

Contatos com o CEA através de correspondência para a rua Santa Cruz, 2290 - 96015-170 - Pelotas, RS. 

Coolméia na França

A Cooperativa Ecológica Coolméia participou, em outubro de 1996, de encontro sobre educação alternativa em Clermont-Ferrand, França. Representa a cooperativa a associada Glaci Campos Alves, Coordenadora da Área de Comunicação. A Coolméiafoi incluida dentro de três abordagens: - agricultura alternativa ou biológica; - desenvolvimento sustentável e meio ambiente; e - educação não-formal com características populares.

O evento prevê atividades sobre diferentes campos da educação alternativa, sendo oito dias na cidade e quatro no meio rural.

Os próximos encontros estão marcados para a semana da Páscoa de 1997, em Berlim, e na semana de Natal do mesmo ano, em Porto Alegre.

Os encontros são organizados pela ICYE - International Christian Youth Exchange, representada no Brasil pela ABIC - Associação Brasileira de Intercâmbio Cultural.

Arroio Chuí

AEco-Palmar, entidade ambientalista do município mais ao sul do Brasil - Santa Vitória do Palmar, está lutando para evitar a aplicação desordenada de agrotóxicos nas lavouras de arroz da região, atuando contra a pesca predatória e pelo tratamento do esgoto da Vila do Chuí, lançado diretamente no arroio.

Contatos com aEco-Palmar - Sociedade de Defesa do Meio Ambiente- através de correspondência para a Caixa Postal 189 - 96230-000 - Santa Vitória do Palmar, RS.

IBAMA vai se reestruturar

Eduardo Martins, presidente do IBAMA, está conclamando as entidades da sociedade civil para participarem do processo de "reestruturação" do órgão. Aproveitando reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente de 1º de agosto, aconteceu no dia seguinte encontro dele com as entidades interessadas. Martins está procedendo consulta ampla a respeito e pretende ter um quadro completo das modificações a serem realizadas até o final do ano. Quem está de certa forma coordenando a participação das ONGs ambientalistas é Kátia Drager Maia, do Forum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e Desenvolvimento. Contatos, sugestões, confirmação da reunião e de seus resultados, pela internet: ispn@ax.apc.org

Menem propõe aterrar Rio da Prata

O investimento de apenas 1,6 bilhão de dólares será necessário para aterrar o Rio da Prata com 19 milhões de m3, surgindo duas novas áreas que totalizam 550 ha. Nelas, o presidente argentino Carlos Menem, pretende construir um condomínio de alta classe média, o novo aeroporto de Buenos Aires, áreas de comércio e um porto privado. Os projetos são de três empresas holandesas. O impacto ambiental dos aterros será enorme. Dentre as organizações ambientalistas argentinas é voz corrente que o único projeto que o Rio da Prata precisa é o da despoluição.

Capturado mandante do assassinato de Chico Mendes

Depois de viver tranqüilamente entre o Pará e o Acre com uma identidade falsa o mandante do assassinato de Chico Mendes foi preso pela Polícia Federal.

Com grande estardalhaço, a PF levou Darly Alves da Silva para Brasília, onde conseguiu autorização judicial para mantê-lo preso na penitenciária da Capital Federal, já que a prisão em Rio Branco, AC, não oferece condições de mantê-lo detido. Chico Mendes foi assassinado em dezembro de 1988.

Darly, depois de preso pela segunda vez, confirmou que tinha sua “cabeça” feita pelo Governo de então que entendia Chico Mendes como uma ponta-de-lança de interesses internacionais sobre a Amazônia. Declarou: “A Polícia Federal era contra o Chico Mendes e eu queria estar ao lado da Justiça”.

Apesar da vontade do Governo Federal em mantê-lo no presídio de Brasília, longe do Acre, como garantia do cumprimento da pena, o Tribunal de Justiça estadual decidiu que ele deve cumprir sua prisão em Rio Branco, ma mesma prisão de onde fugiu na última vez. Prevê-se que a caçada recomeçará.

Seu filho, Darci, que atirou em Chico Mendes, continua foragido.

Adote um Parque

No melhor estilo privatista o governador Antonio Britto, do Rio Grande do Sul, assinou decreto que regulamenta "Adote um Parque", ponto alto, das comemorações da Semana do Meio Ambiente de 1996, no Estado, e inaugurou a mostra fotográfica "Unidades de Conservação Estaduais", realizada pela Secretaria da Agricultura. Não se tem notícia que algum parque tenha sido adotado.






© 1992-1999 / 2007/2008 / 2024  João Batista Santafé Aguiar - É proibida a reprodução total ou parcial sem permissão por escrito / por email do autor ou detentor dos direitos. AVISO LEGAL - Eventualmente, os endereços informados, tanto os convencionais, como os eletrônicos como páginas web ou endereços de emails, serão os da época da publicação, não sendo mais funcionais, não havendo qualquer responsabilidade do Editor sobre o fato. Estes textos disponibilizados no AgirAzul Revista  foram produzidos nos anos de 1992 a 1998. Pessoas citadas poderão já não representar ou participar das entidades pela qual assinaram ou deram seus depoimentos ou mesmo já terem falecido. Eventualmente na versão para www.agirazul.com.br foram corrigidos erros de grafia e aplicação da língua portuguesa, além de  realizados alguns alertas sobre informações já ultrapassadas pelo tempo.