AgirAzul Revista 1992-1998

Todo o conteúdo editorial da publicação em papel

AgirAzul 12

PANGEA tem projeto aprovado pelo Boticário - 

Pesquisadores estudam ecologia e comportamento dos golfinhos da Baía de Babitonga em Santa Catarina

A Fundação O Boticário de Proteção à Natureza aprovou e já está financiando o projeto Mirante: Ecologia e Comportamento do golfinho Sotalia fluviatilis, encaminhado pela PANGEA - Associação Ambientalista Internacional (mantenedora do AgirAzul), de responsabilidade técnica da bióloga Marta Jussara Cremer. Participam da equipe, também, biólogo Doutor Paulo César de Azevedo Simões, como coordenador, bióloga Juliana Hogetop e o fotógrafo Mário Bittencourt Monteiro.

O trabalho, que tem a duração de um ano, visa estudar uma população de golfinhos da Bata de Babitonga, litoral norte de Santa Catarina. Os seguintes aspectos poderão ser esclarecidos com a pesquisa: formas de uso do habitat da Baía; ritmo de atividade diária e sazonal da espécie; as técnicas de fotoidentificação para a espécie e o impacto das embarcações sobre os animais, principalmente os barcos turísticos que vêm utilizando os golfinhos como atrativo para os passeios.

A atuação da equipe do Projeto também prevê campanha para a recuperação de carcaças dos animais junto às comunidades de pescadores e escolar. As carcaças dos golfinhos servirão para estudo sobre a presença de contaminantes nas águas, uma vez que um dos afluentes da Baia sofre influência direta do pólo industrial de Joinville.






© 1992-1999 / 2007/2008 / 2024  João Batista Santafé Aguiar - É proibida a reprodução total ou parcial sem permissão por escrito / por email do autor ou detentor dos direitos. AVISO LEGAL - Eventualmente, os endereços informados, tanto os convencionais, como os eletrônicos como páginas web ou endereços de emails, serão os da época da publicação, não sendo mais funcionais, não havendo qualquer responsabilidade do Editor sobre o fato. Estes textos disponibilizados no AgirAzul Revista  foram produzidos nos anos de 1992 a 1998. Pessoas citadas poderão já não representar ou participar das entidades pela qual assinaram ou deram seus depoimentos ou mesmo já terem falecido. Eventualmente na versão para www.agirazul.com.br foram corrigidos erros de grafia e aplicação da língua portuguesa, além de  realizados alguns alertas sobre informações já ultrapassadas pelo tempo.