AgirAzul Revista 1992-1998

Todo o conteúdo editorial da publicação em papel

AgirAzul 13

Invadido Parque Nacional do Iguaçu

Em reunião de 30 de junho, o Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA - aprovou moção da Fundação Brasileira para a Conservação da Natureza - FBCN - protestando junto ao Ministério do Meio Ambiente pela falta de medidas efetivas para a expulsão dos invasores do Parque Nacional do Iguaçu solicitando fossem tomadas com urgência as medidas necessárias para o reestabelecimento da lei e da ordem na região. A turma do sr. Eduardo Martins, presidente do IBAMA, embora prometendo ação efetiva do órgão para a retirada dos invasores, ligados ao Partido dos Trabalhadores da região, nada vez de eficaz até o momento. 

O Parque Nacional de Iguaçu foi criado em 1939 e é a única área natural no Brasil a receber da UNESCO o status de Patrimônio Natural da Humanidade.

A estrada, agora reaberta, data de 1954 e foi fechada em 1986, por ordem judicial, já que se constituia em ameaça constante à integridade do Parque. A estrada liga Capanema até a BR-277. Em maio de 1997, o Parque foi invadido sem qualquer resistência física por parte dos seus guardas. E, em 11 de janeiro de 1998, os mesmos invasores, por promoção do PT da região, ocuparam-no outra vez e a estrada se encontra em pleno funcionamento, inclusive a balsa que faz a travessia do rio Iguaçu, dentro dos limites do Parque Nacional. É um escândalo que esta situação perdure (jbsa).






© 1992-1999 / 2007/2008 / 2024  João Batista Santafé Aguiar - É proibida a reprodução total ou parcial sem permissão por escrito / por email do autor ou detentor dos direitos. AVISO LEGAL - Eventualmente, os endereços informados, tanto os convencionais, como os eletrônicos como páginas web ou endereços de emails, serão os da época da publicação, não sendo mais funcionais, não havendo qualquer responsabilidade do Editor sobre o fato. Estes textos disponibilizados no AgirAzul Revista  foram produzidos nos anos de 1992 a 1998. Pessoas citadas poderão já não representar ou participar das entidades pela qual assinaram ou deram seus depoimentos ou mesmo já terem falecido. Eventualmente na versão para www.agirazul.com.br foram corrigidos erros de grafia e aplicação da língua portuguesa, além de  realizados alguns alertas sobre informações já ultrapassadas pelo tempo.