AgirAzul Revista 1992-1998

Todo o conteúdo editorial da publicação em papel

AgirAzul 4

Arborização Urbana – A arborização contrária

A poda de árvores em Porto Alegre

Na edição anterior, AgirAzul – Boletim Ambientalista noticiou a tramitação de um Projeto de Lei na Câmara Municipal, que propunha a liberação da poda.

Pois, contra todas as expectativas e os protestos de nove entidades ambientalistas de Porto Alegre, a maioria dos vereadores, demonstrando que nunca foram capazes de aprender da verdadeira Ecologia, em todos estes anos de propaganda e denúncias, aprovam o projeto. O prefeito, acertadamente, vetou. A Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal já aprovou, por 3 a 2, parecer contrário ao veto do Prefeito. A luta continuará.

A atual legislação sobre arborização urbana em Porto Alegre foi conquistada através de grandes lutas junto à Prefeitura apoiadas pelos técnicos, o que deveria ser analisado e estudado. Só quem não conhecia a legislação eram os vereadores da legislatura passada.

Infelizmente, somos obrigados a relatar que, mesmo com a legislação existente, muitos proprietários continuam desobedecendo e podando árvores públicas em toda a cidade. A fiscalização da SMAM age fracamente contra essas depredações, como pode se verificar num exemplo gravíssimo e talvez o pior em Porto Alegre, desde o início da feitura da legislação. De agosto a novembro de 1992, nas Avenidas Ganzo e Bastian, uma verdadeira máfia podadora, provavelmente constituída de síndicos e proprietários dessas suas duras, depredou umas 200 árvores. 

As podas, completamente ilegais e sem atenuantes, eram ofensivas sem medo algum da lei, e o que foi mais grave: a SMAM foi avisada dos cortes bem no início e não quis tomar nenhuma atitude. (ACCC)

Nota do Editor: “ACCC” foi o autor da nota. São as letras iniciais dos nomes de Augusto César Cunha Carneiro. 






© 1992-1999 / 2007/2008 / 2024  João Batista Santafé Aguiar - É proibida a reprodução total ou parcial sem permissão por escrito / por email do autor ou detentor dos direitos. AVISO LEGAL - Eventualmente, os endereços informados, tanto os convencionais, como os eletrônicos como páginas web ou endereços de emails, serão os da época da publicação, não sendo mais funcionais, não havendo qualquer responsabilidade do Editor sobre o fato. Estes textos disponibilizados no AgirAzul Revista  foram produzidos nos anos de 1992 a 1998. Pessoas citadas poderão já não representar ou participar das entidades pela qual assinaram ou deram seus depoimentos ou mesmo já terem falecido. Eventualmente na versão para www.agirazul.com.br foram corrigidos erros de grafia e aplicação da língua portuguesa, além de  realizados alguns alertas sobre informações já ultrapassadas pelo tempo.