AgirAzul Revista 1992-1998

Todo o conteúdo editorial da publicação em papel

AgirAzul 5

Manifestação Ecológica -  Sucesso a Canoata por Itapuã

Em 19 de junho, a Comissão de Luta pela Implantação do Parque Estadual de Itapoã promoveu a canoata (mistura de canoa + passeata) da praia de Ipanema, em Porto Alegre, até a Praia das Pombas, no Parque, em Viamão, próximo ao início da Lagoa dos Patos. Participaram do Atomais de 100 pessoas remadoras ou não, das Federações de Remo e de Canoagem do RS, do Clube de Regatas GPA, ecologistas e outros avulsos. O Grupo de Pesquisas Históricas Farroupilha, o Programa Guaíba Vive, o 1º Grupamento de Incêndio da Brigada Militar, com equipamento de socorro, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e outros, o apoiaram. 

Dezesseis caiaques, dois barcos GIG (um da ESEF/URGS e outro do GPA), os barcos a motor da ASCAPAN ‑ Associação Canoense de Proteção ao Ambiente Natural, pilotado por Heinrich Frank e Mônica, e um dos Veleiros do Sul, movimentaram‑se na fria madrugada do sábado, 19 de junho, e reunidos na Praia de Ipanema partiram todos juntos para o Parque de Itapoã(por terra, são 60km de estradas). O dia foi ensolarado. A chegada se deu por volta das 14h.

ACIDENTE ‑ Houve naufrágio da canoa canadense tripulada por Luiz Felippe Kunz Júnior, 30 anos, e Fábio da Veiga Torres, 26. As águas estavam onduladas e frias e ao aproximarem‑se da costa para parar, na altura da ponta da Ponta Grossa, a 15 metros da terra, o barco virou com a força das ondas de meio metro de altura (que não eram pequenas em termos do “mar” Guaíba). Pediram auxílio ao resto da flotilha, mas ninguém veio socorre‑los:pensaram que estavam cumprimentando. O resgate veio com a equipe de Jorge Hermann e Renzo Basanetti.

OBJETIVO ‑ O objetivo da manifestação foi pressionar o governo estadual a indenizar a desapropriação de terras pertencentes ao Parque e a retirada dos invasores ainda lá residentes. O financiamento externo, embutido no Programa Pró‑Guaíba, para a implantação de infra‑estrutura e do plano de Manejo, somente será liberado após esta contrapartida por parte do Governo do Estado. 

O Parque, de 5.553 hectares, é de responsabilidade da Secretaria de Agricultura do Estado e é fiscalizado atualmente por apenas dois guardas florestais com auxílio de efetivo variável da Brigada Militar do Regimento Bento Gonçalves.

CONTATOS ‑ Informações e contato com a Comissão de Luta pela Implantação do Parque Estadual de Itapoã através do telefone (051) 223‑2390, com a Kátia. Reuniões às quartas‑feiras, 19 horas, no Diretório Acadêmico da Biologia, no Instituto de Biociências da UFRGS.

IMAGENS ‑ A RBS TV esteve a bordo do barco dos Veleiros do Sul e é intenção fazer matéria especial sobre a manifestação, incluindo também a situação atual do Parque, para transmissão no RBS Ecologia de julho. O cinegrafista deve ter conseguido belas imagens.






© 1992-1999 / 2007/2008 / 2024  João Batista Santafé Aguiar - É proibida a reprodução total ou parcial sem permissão por escrito / por email do autor ou detentor dos direitos. AVISO LEGAL - Eventualmente, os endereços informados, tanto os convencionais, como os eletrônicos como páginas web ou endereços de emails, serão os da época da publicação, não sendo mais funcionais, não havendo qualquer responsabilidade do Editor sobre o fato. Estes textos disponibilizados no AgirAzul Revista  foram produzidos nos anos de 1992 a 1998. Pessoas citadas poderão já não representar ou participar das entidades pela qual assinaram ou deram seus depoimentos ou mesmo já terem falecido. Eventualmente na versão para www.agirazul.com.br foram corrigidos erros de grafia e aplicação da língua portuguesa, além de  realizados alguns alertas sobre informações já ultrapassadas pelo tempo.