AgirAzul Revista 1992-1998

Todo o conteúdo editorial da publicação em papel

AgirAzul 5

O Português do AgirAzul

Por Bertílio Romais*

O AgirAzul ‑ Boletim Ambientalista nº 4, merece reparos quanto ao bom uso da Língua Portuguesa. Destaco, entre outros, os seguintes (os três primeiros casos ocorrem no texto Barragem do Gravataí, nacapa):

1. “Daqui dois anos (...)”

2. "Daqui pouco (...)" 

É evidente que a pronúncia do a não pode ser escrito com agá. Deve ser um a simples. Vejam que o problema do Português já começa com as primeiras letras do alfabeto.Apronúncia do a podetertrês grafias: I)a = preposição II)à = a(prep.) + a(art.), e III) com o sentido de faz (indicando tempo já decorrido). Então a, à, têm a mesma pronúncia, mas empregos e sentidos diferentes.

3. “Alguns fazendeiros tem interesse (...)”. 

O verbo tem aí precisa de chapéu, assim: têm. Porque o sujeito é plural. O sujeito no plural ou sujeito composto exige sempre verbo no plural. A dupla ter/vir (tem/vem), ora é sem acento (quando o sujeito é singular), ora é com acento (quando o sujeito é plural).

4. “A desativação de uma usina nuclear é mais caro do que sua construção” (pág. 21).

É título de texto onde a palavraem negrito está mal flexionada. Corrigindo, ficaria assim: A desativação de uma usina nuclear é mais cara que sua construção. A palavra caro pode estar, ora na função de adjetivo (flexionando‑se, como é o caso acima), ora na função de advérbio (sem flexão).

*O autor era professor de Português na ULBRA à época da publicação da nota, em 1993.






© 1992-1999 / 2007/2008 / 2024  João Batista Santafé Aguiar - É proibida a reprodução total ou parcial sem permissão por escrito / por email do autor ou detentor dos direitos. AVISO LEGAL - Eventualmente, os endereços informados, tanto os convencionais, como os eletrônicos como páginas web ou endereços de emails, serão os da época da publicação, não sendo mais funcionais, não havendo qualquer responsabilidade do Editor sobre o fato. Estes textos disponibilizados no AgirAzul Revista  foram produzidos nos anos de 1992 a 1998. Pessoas citadas poderão já não representar ou participar das entidades pela qual assinaram ou deram seus depoimentos ou mesmo já terem falecido. Eventualmente na versão para www.agirazul.com.br foram corrigidos erros de grafia e aplicação da língua portuguesa, além de  realizados alguns alertas sobre informações já ultrapassadas pelo tempo.