AgirAzul Revista 1992-1998

Todo o conteúdo editorial da publicação em papel

AgirAzul 6

Projeto em andamento – Gerenciamento do Arroio do Salso

A Associação Comunitária Uruguaianense de Proteção dos Animais e Meio Ambiente – ACUPAMA – viu aprovado seu projeto de gerenciamento do Arroio do Salso, no valor de US$ 3 mil e duzentos pelo Unibanco Ecologia. Um terço do valor total já foi repassado para execução dos primeiros levantamentos necessários para sua execução.

O projeto aprovado tem como principal finalidade a recuperação total do Arroio do Salso, por 12 km, tanto na sua vegetação original, qualidade de água, através de exames físico-químicos da água ali existente com levantamento inclusive de resíduos de agrotóxicos.

Neste arroio está proibido o lançamento de esgotos cloacal e industrial, lixo e outros poluentes.

No primeiro ano, além dos exames físico-químicos das águas do Arroio, serão plantadas 3 mil mudas de essências nativas, com os cuidados sobre problemas de erosão, e efetuado levantamento botânico.

No segundo e terceiro anos, com a criação de um viveiro municipal, participação da comunidade, empresas particulares e viveiros da PUC-Campus II de Uruguaiana, serão plantados 17 mil mudas de essências nativas da região, inclusive com a recuperação dos aguapés existentes no Arroio, o que facilitará a recuperação da vida animal.

Os trabalhos estão sendo coordenados pelo Presidente da ACUPAMA, biólogo Francisco Renago Galvani, que é professor na PUC, participando toda a equipe de técnicos da entidade.

O plantio destas essências nativas será executado por estudantes das escolas de Uruguaiana com a colaboração da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Rotary Club Uruguaiana Sant’ana Velha e Secretaria de Educação Municipal. A intenção da ACUPAMA é posteriormente ampliar este trabalho para as margens do rio Uruguai e outros cursos d’água do interior do município.

Contatos com a ACUPAMA através da Caixa Postal 364 – 97500-970 – Uruguaiana, RS.






© 1992-1999 / 2007/2008 / 2024  João Batista Santafé Aguiar - É proibida a reprodução total ou parcial sem permissão por escrito / por email do autor ou detentor dos direitos. AVISO LEGAL - Eventualmente, os endereços informados, tanto os convencionais, como os eletrônicos como páginas web ou endereços de emails, serão os da época da publicação, não sendo mais funcionais, não havendo qualquer responsabilidade do Editor sobre o fato. Estes textos disponibilizados no AgirAzul Revista  foram produzidos nos anos de 1992 a 1998. Pessoas citadas poderão já não representar ou participar das entidades pela qual assinaram ou deram seus depoimentos ou mesmo já terem falecido. Eventualmente na versão para www.agirazul.com.br foram corrigidos erros de grafia e aplicação da língua portuguesa, além de  realizados alguns alertas sobre informações já ultrapassadas pelo tempo.