AgirAzul Revista 1992-1998

Todo o conteúdo editorial da publicação em papel

AgirAzul 6

Patenteamento da Vida – não queremos ser patenteados!

A ADFG-Amigos da Terra divulga que o Governo Suíço aderiu às patentes sobre a vida: tudo – micróbios, plantas, animais, genes e células humanas serão patenteados e privatizados.

Sessenta e nove ONGs suíças entraram de imediato com uma solicitação pelo cancelamento dessa decisão, no entender delas antidemocrática, e, numa demonstração de força, em Berna, desfilam junto com pessoas de todos os setores da sociedade, vacas, terneiros, cabras, cavalos, galinhas, cachorros e gatos, com faixas ostentando os dizeres: Não queremos ser patenteados.

Em Karnataka, na Índia, os agricultores desfilaram com tambores e trombetas reivindicando o direito coletivo à propriedade intelectual do conhecimento biológico. O patenteamento de todas as variedades de algodão geneticamente “engenheiradas” foi concedido à empresa Agracetus, nos EUA, assegurando-lhe o controle monopolístico sobre as plantas e sementes transgênicas de algodão até o ano de 2008!

A Agracetus e a Calgens estão tentando desenvolver o algodão azul, introduzindo nas células do algodoeiro os genes responsáveis pela cor azul para produzir mais facilmente o tecido do jeans.






© 1992-1999 / 2007/2008 / 2024  João Batista Santafé Aguiar - É proibida a reprodução total ou parcial sem permissão por escrito / por email do autor ou detentor dos direitos. AVISO LEGAL - Eventualmente, os endereços informados, tanto os convencionais, como os eletrônicos como páginas web ou endereços de emails, serão os da época da publicação, não sendo mais funcionais, não havendo qualquer responsabilidade do Editor sobre o fato. Estes textos disponibilizados no AgirAzul Revista  foram produzidos nos anos de 1992 a 1998. Pessoas citadas poderão já não representar ou participar das entidades pela qual assinaram ou deram seus depoimentos ou mesmo já terem falecido. Eventualmente na versão para www.agirazul.com.br foram corrigidos erros de grafia e aplicação da língua portuguesa, além de  realizados alguns alertas sobre informações já ultrapassadas pelo tempo.