AgirAzul Revista 1992-1998

Todo o conteúdo editorial da publicação em papel

AgirAzul 6

O  Português do AgirAzul -  Os probleminhas da 5ª edição...

Por Bertílio Romais*

No AgirAzul nº 5, encontramos um punhado de probleminhas. Vão alguns...

1) *Alerta Ecologistas! (capa)

Falta uma vírgula obrigatória. Trata‑se de vocativo. É um sobreaviso com o sentido de Atenção! Cuidado! Portanto: Alerta, (ó) ecologistas! Um lembrete: sempre que couber um ó entre os vocábulos, pode estar certo: é um vocativo. E vocativo, como você sabe, exige vírgula antes dele e depois (claro, depois só quando inicia a frase). A vírgula parece tão esquecida. Se esquecida, pode modificar o sentido de uma frase ou até matar. Veja alguns exemplos:

‑ Assim não dá, colorado! Esquecendo a vírgula, vai dar sempre grêmio, quer dizer, gremistas...

‑ Não matem um criminoso. Botando a vírgula após o Não, matas um bandido.

2) A cada ano 27 milhões de *Km2 de florestas tropicais são destruídas. (pág. 4)

Antes de tudo, cabe uma vírgula depois de A cada ano,pois se trata de uma casa sintática de circunstância o que as gramáticas chamam de adjunto adverbial deslocado. Mas, aquele Km está mal escrito. Aliás, em nossas estradas, ele também aparece mal grafado, ou seja com K maíusculo. Na química, aquele K significa potássio. Logo, a leitura correta desta forma seria potássio metro. Atenção, motoristas! Sempre que enxergarem Km com K gigante, leiam potássio. O K maiúsculo pertence à química. Não tem nada a ver com estradas, distâncias, com velocidades. Portanto, quilômetro se abrevia assim: km com k minúsculo. Assim também h (hora ou horas), ha (hectare ou hectares), m (metro ou metros) etc. São abreviaturas universais, sempre com letras minúsculas, servindo tanto para singular ou plural. O K é símbolo. Pertence à química.

3) A comunidade gaúcha, vista como um todo *multisetorial (...) (pág. 5)

O vocábulo multisetorial deve ser grafado corretamente assim: multissetorial. Explico: multi é um prefixo que nunca exige hífen e termina com vogal, no caso, com i. A outra palavra, setorial, começa com s. Juntando as duas, obtém‑se multissetorial. Por que dois esses (ss)? Eis a regra: dobra‑se o s ou o r, sempre que o prefixo terminar em vogal e a palavra seguinte iniciar em s ou r, desde que sem hífen. Outros exemplos: multi+secular = multissecular; multi+radical = multirradical.

*Bertílio Romais é professor na ULBRA






© 1992-1999 / 2007/2008 / 2024  João Batista Santafé Aguiar - É proibida a reprodução total ou parcial sem permissão por escrito / por email do autor ou detentor dos direitos. AVISO LEGAL - Eventualmente, os endereços informados, tanto os convencionais, como os eletrônicos como páginas web ou endereços de emails, serão os da época da publicação, não sendo mais funcionais, não havendo qualquer responsabilidade do Editor sobre o fato. Estes textos disponibilizados no AgirAzul Revista  foram produzidos nos anos de 1992 a 1998. Pessoas citadas poderão já não representar ou participar das entidades pela qual assinaram ou deram seus depoimentos ou mesmo já terem falecido. Eventualmente na versão para www.agirazul.com.br foram corrigidos erros de grafia e aplicação da língua portuguesa, além de  realizados alguns alertas sobre informações já ultrapassadas pelo tempo.