AgirAzul Revista 1992-1998

Todo o conteúdo editorial da publicação em papel

AgirAzul 6

RioCell suspende expansão: vitória dos ecologistas ou do mercado?

Notícias que circularam na imprensa de Porto Alegre e do país no final de setembro, corroboradas por manifestações em “off” de funcionários e pessoas ligadas a RioCell dão conta que o projeto de expansão de 300 mil para 720 mil t/ano – foi temporariamente engavetado. Oficialmente, o projeto foi suspenso na “espera de mudanças no atual quadro econômico mundial” (Correio do Povo, 12/07/93, pág. 11), ou “estamos em compasso de espera para ver o que acontece com o mercado” (Zero Hora, 22/09/93). 

Entenda-se que o principal alvo da indústria localizada em Guaíba é o mercado externo. Extra-oficialmente, sabe-se que a movimentação dos ecologistas gaúchos desde 1989 e, principalmente, as ações civis contrárias a expansão – que ainda tramitam no Tribunal de Justiça do Estado – causaram abalos consideráveis na estratégia empresarial da holding KIV (Klabin, Iochpe & Votorantim). Comparativamente, o processo de expansão da Aracruz, no Espírito Santo, foi iniciado na mesma época prevista para a RioCell e, sem maiores percalços legais, já está concluído.

Em termos práticos, a suspensão talvez propicie a realização de modificações radicais no projeto original para a adoção das novas tecnologias TCF e, quem sabe, a implantação de tecnologia de circuito fechado para efluentes líquidos. Acompanhadas, é claro, de competente estudo prévio de impacto ambiental.






© 1992-1999 / 2007/2008 / 2024  João Batista Santafé Aguiar - É proibida a reprodução total ou parcial sem permissão por escrito / por email do autor ou detentor dos direitos. AVISO LEGAL - Eventualmente, os endereços informados, tanto os convencionais, como os eletrônicos como páginas web ou endereços de emails, serão os da época da publicação, não sendo mais funcionais, não havendo qualquer responsabilidade do Editor sobre o fato. Estes textos disponibilizados no AgirAzul Revista  foram produzidos nos anos de 1992 a 1998. Pessoas citadas poderão já não representar ou participar das entidades pela qual assinaram ou deram seus depoimentos ou mesmo já terem falecido. Eventualmente na versão para www.agirazul.com.br foram corrigidos erros de grafia e aplicação da língua portuguesa, além de  realizados alguns alertas sobre informações já ultrapassadas pelo tempo.