AgirAzul Revista 1992-1998

Todo o conteúdo editorial da publicação em papel

AgirAzul 7 

Editorial

AgirAzul – Boletim Ambientalista passa a enfrentar o ano de 1994 com a mesma garra com que foi lançada a edição zero em março de 1992.

Em 1993, o AgirAzul recebeu US$ 2 mil do  Caribou Fund, via Rainforest Action Network e teve acesso ao Alternex por patrocínio da Damien Foundation. Foram pequenas contribuições que ajudaram a continuidade do projeto. Em 1994, seguimos receptivos a novas contribuições. Ainda contamos com os recursos próprios das pessoas ligadas à PANGEA, entidade ambientalista porto-alegrense e mantenedora do AgirAzul. Esta publicação não é autosuficiente e ainda necessita da sua colaboração, para continuar a ser um veículo de comunicação vivo e permanente.

Este número ressalta a questão da visão desenvolvimentista do progresso dos prefeitos do litoral Norte do Rio Grande do Sul, a desarticulação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre que, para os trabalhos de duplicação de uma rua, corta 103 árvores e se propõe a replantar apenas 3, uma das quais uma figueira, em pleno verão tórrido porto-alegrense, a situação catastrófica do Arquipélago de Fernando de Noronha, o escândalo que é o patenteamento de seres vivos, a comunicação eletrônica entre entidades, e muito mais.

A malfadada revisão constitucional começou. Mais de 17 mil emendas vão, se aceitas, construir uma nova Constituição. Os ambientalistas querem a manutenção do Capítulo do Meio Ambiente e o aperfeiçoamento de outros dispositivos. Dada a rapidez do processo, AgirAzul não tem condições de ajudar decisivamente na articulação do lobby da sociedade civil organizada junto ao Congresso. Mas conclama aos dirigentes das entidades ambientalistas que não se deixem vencer pelas dificuldades inerentes a articulações desta amplitude.

Agradecimentos principais e amorosos à Clarissa, que demonstrou paciência e cooperou nas horas mais difíceis; à revisão de Augusto Carneiro, Luiz Afonso Barnewitz, Francisco Santafé Aguiar, e Carlos Henrique Santana Severo que fez sugestões e pegou no pesado nas horas finais de preparação desta edição.

AgirAzul lamenta o falecimento do professor e amigo Eugênio Jacob Fröelich, em 11 de dezembro de 1993, emérito educador em Torres, companheiro de preocupações com o futuro da região.

Temos a esperança e a certeza que 1994 representará para todos nós, ambientalistas, tempo de maior organização, eficácia e vitórias.






© 1992-1999 / 2007/2008 / 2024  João Batista Santafé Aguiar - É proibida a reprodução total ou parcial sem permissão por escrito / por email do autor ou detentor dos direitos. AVISO LEGAL - Eventualmente, os endereços informados, tanto os convencionais, como os eletrônicos como páginas web ou endereços de emails, serão os da época da publicação, não sendo mais funcionais, não havendo qualquer responsabilidade do Editor sobre o fato. Estes textos disponibilizados no AgirAzul Revista  foram produzidos nos anos de 1992 a 1998. Pessoas citadas poderão já não representar ou participar das entidades pela qual assinaram ou deram seus depoimentos ou mesmo já terem falecido. Eventualmente na versão para www.agirazul.com.br foram corrigidos erros de grafia e aplicação da língua portuguesa, além de  realizados alguns alertas sobre informações já ultrapassadas pelo tempo.