Untitled 0
AgirAzul Memória
Todo o conteúdo editorial da publicação em papel de 1992 a 1998
Pesquise em todo o conteúdo

AgirAzul 7

Eleições na AGAPAN

A Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural - AGAPAN -  realizou eleições para nova Diretoria e Conselho Superior em 27 de novembro. O professor e jornalista José Celso Aquino Marques deixou a presidência, ocupou durante seis anos, cargo que com um discurso emocionado, constatando os excelentes trabalhos produzidos pela entidade no período e as dificuldades enfrentadas.

A nova diretoria, biênio nov-1993/nov/1995, está formada por: arquiteto e biólogo José Francisco Milanez, presidente; engenheiro-agrônomo Carlos Gustavo Tornquist, 1° vice-presidente; geógrafa Lia Livi, 2ª vice presidente; jornalista José Secundino Fonseca, secretário-geral; engenheiro-agrônomo Celso Waldemar, secretário; geógrafa Miriam Low, 14 tesoureira; e Guilherme Dornelles, 2º tesoureiro

AgirAzul solicitou ao novo presidente o texto que segue com o objetivo de divulgação das propostas de trabalho de sua gestão.

por Francisco Milanez

Nossa gestão, antes de todas as coisas que deseja realizar, tem a imensa responsabilidade de manter o que há de mais precioso na Agapan, a qualidade e variedade de pessoas da mais alta capacidade e habilitação que conosco colaboram continuamente e, por outro lado a nossa tradição de seriedade.

Mantidos, a qualquer custo, estes bens, queremos iniciar a construção de uma estrutura interna funcional que nos dê melhores condições de trabalho e rendimento. Para isto precisamos captar recursos. Para fazê-lo é indispensável que nosso associado passe a acompanhar melhor a enormidade de lutas que estamos levando ao mesmo tempo. Temos portanto que melhorar nossa comunicação com o associado e também encontrar uma forma de ouvi-lo.

Precisamos também ampliar o número de colaboradores. Para ampliar e renovar é necessário novos associados e uma das melhores formas de trazê-los é através de cursos. Em nossa sociedade algumas coisas não têm espaço para serem realizadas, embora possam até ser desejadas. Uma destas é a educação básica sobre os problemas ambientais e a filosofia da luta. Em geral quando somos chamados a vários lugares é para falar sobre  emas determinados, jamais para dar as bases. As pessoas têm, por consequência, muita informação mas não tem as bases do conhecimento para poder digeri-la. A consequência disto é que esta informação é mais facilmente manipulável e as interpretações mais óbvias e superficiais. Um bom exemplo disto é a luta em relação a caça aqui no estado. Qualquer pessoa de boa intenção e sem a suficiente formação irá se inclinar em direção a proibição da caça, mas só aqueles com muita experiência e uma visão mais requintada de meio ambiente poderão entender que está atividade hedionda possa ter sua utilidade, nos dias de hoje e sob controle, para a manutenção do equilíbrio ambiental e para evitar verdadeiros crimes em escala.

Finalmente, por estarmos sempre imersos em demandas infindáveis de problemas quase nunca temos tempo de cumprir uma de nossas vocações, a de propor o futuro diferente, antes que venham as propostas contra as quais nos obrigamos a lutar. Esta será uma meta ambiciosa que queremos realizar.

A AGAPAN pode ser contactada através da Caixa Postal 1996 90001-970 Porto Alegre, RS Brasil, ou pelo Correio Eletrônico: agapan@ibase.br, ou pelo telefone (051) 227-1586. A sede localiza-se na rua Tomás Flores, 340 bairro Bom Fim.