AgirAzul Revista 1992-1998

Todo o conteúdo editorial da publicação em papel

AgirAzul 7

Carta aberta a uma Alta Autoridade Ambiental de Porto Alegre

A sua Excelência Magnânima e Reverendíssima, o Senhor Secretário Municipal do Meio Ambiente da “Administração Popular” da Leal e Valorosa Cidade de Porto Alegre, Ilustre Vereador Giovani Gregol

Excelência,

Tendo, outra vez mais, buscado junto aos mais diletos e diretos assessores de Vossa Alteza obter, sem sucesso, a inigualável e maviosa graça de uma audiência com Vossa Venerável Pessoa, e ao ver-me assim despencar no abismo do vazio intelectual de Vossa ausência contumaz, utilizo-me deste veículo jornalístico para dirigir-me a Vossa Magnânima Pessoa, já que a Vossa Altiva Agenda de Eventos Internacionais preclude nosso contato direto.

Queria este Vosso súdito indigno, que como todos os outros ambientalistas de Porto Alegre deu mais que mísera e desprezível contribuição a duas eleições suas para Vereador e dispensável apoio à indicação de V.I.P. (Vossa Importante Pessoa) para Secretário do Meio Ambiente, apenas e tão somente questioná-lo sobre o visível (porém não declarado, por falta de coragem ou caráter das pessoas ou entidades) desconforto com a fraca atuação de Vossa Alteza à frente da SMAM.

Queria saber este Vosso lacaio, apenas, por que se permitiu a destruição criminosa das árvores nos parques à beira do Guaíba, coisa que nem o Prefeito Collares conseguiu perpetrar; por que as podas continuam destroçando a arborização urbana nos quatro cantos da cidade; por que a plantação maciça de árvores nativas úteis à fauna não está sendo visível; porque as áreas verdes continuam recebendo projetos cretinos e anacrônicos e cheios de plantas exóticas, como é o caso do largo da Rodoviária, e se é verdade que a fiscalização de fauna no Município continua a passo de lesma, com o perdão desta última.

Mas, dada a ilustre Agenda de Vossa Excelência, não me foi possível chegar a V.I.P. (Vossa Augusta Pessoa) para sanar minhas dúvidas e angústias, pelo que espero que o AgirAzul chegue a Vossas Mãos em tempo de fazer Vossa Alteza reconhecer que há sim um desagrado muito grande com sua administração na SMAM, embora as pessoas que Vos criticam – e são muitas e diversas – não ousem fazê-lo diretamente ou quiçá, como eu, não tenham logrado regalar-se com Vossa Augusta Presença, tendo-se enchido de tentar.

Vê se acorda, tá Giovani? Em termos de freqüência ao teu gabinete, repara que os ambientalistas que estavam a ire, não estão mais a voltaire, como dizia o português da venda.

Um abraço do

 José Truda Palazzo Júnior






© 1992-1999 / 2007/2008 / 2024  João Batista Santafé Aguiar - É proibida a reprodução total ou parcial sem permissão por escrito / por email do autor ou detentor dos direitos. AVISO LEGAL - Eventualmente, os endereços informados, tanto os convencionais, como os eletrônicos como páginas web ou endereços de emails, serão os da época da publicação, não sendo mais funcionais, não havendo qualquer responsabilidade do Editor sobre o fato. Estes textos disponibilizados no AgirAzul Revista  foram produzidos nos anos de 1992 a 1998. Pessoas citadas poderão já não representar ou participar das entidades pela qual assinaram ou deram seus depoimentos ou mesmo já terem falecido. Eventualmente na versão para www.agirazul.com.br foram corrigidos erros de grafia e aplicação da língua portuguesa, além de  realizados alguns alertas sobre informações já ultrapassadas pelo tempo.