AgirAzul Revista 1992-1998

Todo o conteúdo editorial da publicação em papel

AgirAzul 8

Dioxinas por toda a parte

Novas indicações da crescente contaminação das águas costeiras pelos compostos organoclorados conhecidos por dioxinas foram reveladas em fevereiro/94, na costa do Maine, estado mais ao Nordeste dos EUA. O Depto. de Saúde avisou que todas as mulheres em idade reprodutiva devem evitar o consumo de lagostas - crustáceo muito utilizado na cozinha tradicional da região. Outros estados americanos como a Califórnia, Texas e New York já haviam emitido notas parecidas com referências a outros frutos do mar. A mesma determinação ocorreu na Colúmbia Britânica, província canadense com grande atividade pesqueira, lá se tratando do consumo de peixes e mexilhões. 

Este fato pode ter implicações na discussão sobre a duplicação da Riocell que perambula na Justiça gaúcha.

A recorrência destes problemas, atribuíveis aos ramos da indústria que utilizam cloro em seus processos (indústria de celulose, PVC, por exemplo) tem motivado a Administração Clinton a tomar iniciativa no sentido da implantação de medidas que levem ao abandono do uso de cloro. Ao mesmo tempo, a EPA (Agência Ambiental Americana) está encerrando um amplo estudo sobre as implicações da contaminação de dioxinas sobre a saúde humana. E o Senador B. Richardson (do Novo México) está propondo uma lei que bane o uso de cloro pela indústria de papel e celulose. (fev. 94) Notícias de maio/94 informam que a EPA - Agência de Meio Ambiente americana reconheceu a gravidade da geração de dioxinas por processos industriais, aí incluindo a indústria de celulose. 






© 1992-1999 / 2007/2008 / 2024  João Batista Santafé Aguiar - É proibida a reprodução total ou parcial sem permissão por escrito / por email do autor ou detentor dos direitos. AVISO LEGAL - Eventualmente, os endereços informados, tanto os convencionais, como os eletrônicos como páginas web ou endereços de emails, serão os da época da publicação, não sendo mais funcionais, não havendo qualquer responsabilidade do Editor sobre o fato. Estes textos disponibilizados no AgirAzul Revista  foram produzidos nos anos de 1992 a 1998. Pessoas citadas poderão já não representar ou participar das entidades pela qual assinaram ou deram seus depoimentos ou mesmo já terem falecido. Eventualmente na versão para www.agirazul.com.br foram corrigidos erros de grafia e aplicação da língua portuguesa, além de  realizados alguns alertas sobre informações já ultrapassadas pelo tempo.