AgirAzul Revista 1992-1998

Todo o conteúdo editorial da publicação em papel

AgirAzul 8

Editorial

Apresentamos a oitava edição do AgirAzul. Traz matérias polêmicas mas necessárias. Não há qualquer censura envolvendo os textos aprovados ou solicitados para publicação. As opiniões colocadas expressam em sentido restrito ao do autor; em sentido amplo, explicitam pensamentos de significativa relevância no meio ambientalistas gaúcho/brasileiro.

A matéria de capa e mais um conjunto de outras duas é sobre o Parque de Eventos que a Prefeitura de Porto Alegre pretende implantar em zona central de Porto Alegre, em área atualmente utilizada como parque da cidade pelos seus habitantes. A utilidade maior seria como pista de carnaval, o que se chama de "sambódromo". Mas a escolha do local é tremendamente infeliz.

Destacamos também o fato de as entidades ambientalistas brasileiras aprovarem um conceito sobre o que é entidade ambientalista não-governamental. O conceito, uma tarefa do tipo  conhece-te a ti mesmo, partiu da experiência das entidades gaúchas. Por incrível que pareça, até esta definição, até uma Secretaria municipal de meio ambiente ("não, a Secretaria não é responsável pelo Governo!"), sindicato ou um organismo como Jardim Botânico (porque cuida do verde) poderia se considerar "entidade ambientalista" e participar, com voto, dos encontros nacionais! Agora, faltam os meios de comunicação fazerem a discussão internamente sobre o uso da expressão"ONG ambientalista", aplicando-a corretamente.

A questão das sementes, do patenteamento dos seres vivos, do roubo de material genético, é abordado na pág. 3, a partir de colocações de Magda Renner. Aliás, a entidade que preside - a ADFG-Amigos da Terra -, completou vinte anos de atuação ambientalista militante.

A oitava edição do AgirAzul está recheada de bons assuntos. Esperamos a sua resposta com comentários, críticas e colaborações.

AgirAzul agradece aos que colaboraram com a edição, em especial a: Jorge Fernando Herrmann (que presenteou nossos leitores com desenhos), Zeno Simon, Carlos Gustavo Tornquist, Magda Renner, Káthia Vasconcellos Monteiro, Ney Gastal, Juarez Tosi, Jorge André Fauth, Humberto Mafra (Fundação Francisco), Tide Foundation, Rainforest Action Network e Ana Teresa Mariani; na revisão dos originais e crítica antecipada, aos de casa (da Pangea), Augusto Cesar Cunha Carneiro e Luiz Afonso Barnewitz. Agradecimentos também às diretorias da Saoex Seguradora e do Clube de Seguros Abrace o Taim e à jornalista Lilian Dreyer (Vidicon) que participando de uma frente pioneira de anunciantes souberam reconhecer a força de um veículo nascente.

O Editor 






© 1992-1999 / 2007/2008 / 2024  João Batista Santafé Aguiar - É proibida a reprodução total ou parcial sem permissão por escrito / por email do autor ou detentor dos direitos. AVISO LEGAL - Eventualmente, os endereços informados, tanto os convencionais, como os eletrônicos como páginas web ou endereços de emails, serão os da época da publicação, não sendo mais funcionais, não havendo qualquer responsabilidade do Editor sobre o fato. Estes textos disponibilizados no AgirAzul Revista  foram produzidos nos anos de 1992 a 1998. Pessoas citadas poderão já não representar ou participar das entidades pela qual assinaram ou deram seus depoimentos ou mesmo já terem falecido. Eventualmente na versão para www.agirazul.com.br foram corrigidos erros de grafia e aplicação da língua portuguesa, além de  realizados alguns alertas sobre informações já ultrapassadas pelo tempo.