AgirAzul Revista 1992-1998

Todo o conteúdo editorial da publicação em papel

AgirAzul 9

CEA reclama participação na classificação das águas

O Centro de Estudos Ambientais, de Pelotas e Rio Grande, RS, não participou do Seminário realizado em Rio Grande para discutir a classificação das águas da parte sul da Lagoa dos Patos. O encontro, organizado pela agência ambiental do governo gaúcho ‑ FEPAM, juntamente com a FURG ‑ Fundação Universidade de Rio Grande, ocorreu em 1º de julho. Sendo convidado a participar como ouvinte, recebendo o convite cinco dias antes da data e em protesto, pelo cerceamento da participação, o CEA não compareceu.

A seguir, a manifestação do Centro de Estudos Ambientais, nas palavras de Alexandre Melo Soares:

“No último dia 1º de julho, aconteceu em Rio Grande o seminário para a discussão da classificação da parte sul da Laguna dos Patos, como havia sido decidido na audiência pública em 17 de março. O seminário foi organizado pela FURG e FEPAM, de uma forma não muito democrática, pois excluiu as ONG's ambientalistas, abrindo espaço para somente uma ONG não‑ambientalista, justamente o CIRG ‑ Centro das Indústrias de Rio Grande.O CEA e demais entidades locais e representantes de pescadores foi convidado a participar apenas como ouvinte (o CEA recebeu o convite 5 dias antes do seminário). Em protesto por esta forma de cerceamento da palavra, não comparecemos.

Acreditamos que a forma como este seminário foi organizado não é compatível com o papel de uma Universidade Pública e com de um órgão público ambiental. Cabe ressaltar que a posição da Reitoria não é de um afastamento da comunidade, pelo menos foi o que o Reitor disse um uma reunião emergencial do CEA. Acreditamos ser esta uma postura isolada de alguns professores do Departamento de Oceanologia (organizadores do seminário), que ainda desconhecem o que significa dizer e fazer para que uma universidade realmente se torne Pública, isto é, que ela esteja aberta e atenta àparticipação da sociedade, que esta possa ter acesso ao conhecimento lá produzido e também que sejam voltados os “olhos” desta tal universidade pública aos anseios e necessidades da comunidade.

Os organizadores, como argumento a não participação as ONGs, disseram que o CEA estava apoiando a proposta da FURG e por isto não havia necessidade de nos convidar. Mas, o fato é que, durante o seminário, a FURG modificou a proposta, tornando‑a menos restritiva, inclusive diminuindo a extensão da parte que será classificada. A proposta inicial era da classificação ser até a altura de Pelotas, e a proposta atual é de classificar somente o município de Rio Grande. A mudança da proposta para pior foi durante o seminário, sem consultar o CEA e outras entidades que apoiavam a inicial. A segunda proposta, boa para os poluidores e ruim, é claro, para quem está preocupado com a boa qualidade de vida, recebe,“por coincidência”, a adesão do CIRG ‑ Centro das Indústrias de Rio Grande”.

Ainda deverá ser promovida uma segunda audiência pública onde serão discutidas as propostas. <R>Contatos com o CEA: veja endereço na seção Cartas, na pág. 2.






© 1992-1999 / 2007/2008 / 2024  João Batista Santafé Aguiar - É proibida a reprodução total ou parcial sem permissão por escrito / por email do autor ou detentor dos direitos. AVISO LEGAL - Eventualmente, os endereços informados, tanto os convencionais, como os eletrônicos como páginas web ou endereços de emails, serão os da época da publicação, não sendo mais funcionais, não havendo qualquer responsabilidade do Editor sobre o fato. Estes textos disponibilizados no AgirAzul Revista  foram produzidos nos anos de 1992 a 1998. Pessoas citadas poderão já não representar ou participar das entidades pela qual assinaram ou deram seus depoimentos ou mesmo já terem falecido. Eventualmente na versão para www.agirazul.com.br foram corrigidos erros de grafia e aplicação da língua portuguesa, além de  realizados alguns alertas sobre informações já ultrapassadas pelo tempo.