AgirAzul Revista 1992-1998

Todo o conteúdo editorial da publicação em papel

AgirAzul 9

ARTISTAS EM AÇÃO

Arte Alertadenuncia roubo de areia

Os artistas e entidades reunidas no Movimento Arte Alerta em defesa do Litoral Norte do Estado representaram ao Ministério Público estadual solicitando a abertura de um Inquérito Civil Público para averiguar as responsabilidades e promover a sustação da remoção de dunas pela Prefeitura de Torres constatada durante os dias 11 e 12 de junho, quando estiveram na área de Itapeva.

O Movimento formado por artistas preocupados com a devastação do Litoral Norte, que conta com o apoio de diversas entidades ecologistas gaúchas, fez excursão nestes dias a fim de documentar a região e investigar o seu estado de “vida”. Diz a denúncia que “ao percorrer a estrada dentro dos limites do Camping Estadual de Itapeva, administrado pela CRTur, constataram a atividade de uma escavadeira retirando areia de uma duna da lateral esquerda (de quem vai em direção ao mar) — na ocasião, haviam dois desses caminhões, sendo que identificamos as placas de um deles ‑ IBJ‑9230, de Torres)”. A administração do Camping informou aos artistas que esta areia estaria sendo usada pela Prefeitura de Torres em aterro em local ignorado e que a extração da areia teria autorização do IBAMA. 

Antes de representar ao MP, o Arte Alerta procurou confirmar com o IBAMA a informação, mas estes informaram que não tinham conhecimento de nenhuma permissão e que poderia ter sido autorizado pela FEPAM. Esta também não encontrou registro de autorização para a extração de areia na área. 

Assinaram a petição: Jorge Fernando Herrmann, Lívia Zimmermann, Renzo Bassanetti, José Carlos Moura, Zélia Marilu dos Santos, Hilda Zimmermann, Volnei César Susin, Celina Cabrales, Marcelo Bacchi, Bárbara Maria Benz e Rosângela M. dos Santos.






© 1992-1999 / 2007/2008 / 2024  João Batista Santafé Aguiar - É proibida a reprodução total ou parcial sem permissão por escrito / por email do autor ou detentor dos direitos. AVISO LEGAL - Eventualmente, os endereços informados, tanto os convencionais, como os eletrônicos como páginas web ou endereços de emails, serão os da época da publicação, não sendo mais funcionais, não havendo qualquer responsabilidade do Editor sobre o fato. Estes textos disponibilizados no AgirAzul Revista  foram produzidos nos anos de 1992 a 1998. Pessoas citadas poderão já não representar ou participar das entidades pela qual assinaram ou deram seus depoimentos ou mesmo já terem falecido. Eventualmente na versão para www.agirazul.com.br foram corrigidos erros de grafia e aplicação da língua portuguesa, além de  realizados alguns alertas sobre informações já ultrapassadas pelo tempo.