AgirAzul Revista 1992-1998

Todo o conteúdo editorial da publicação em papel

AgirAzul Zero

Parque Nacional recebe melhoramentos

Verbas federais começaram a chegar para diversos investimentos na infra-estrutura do Parque Nacional. Sem administrador desde maio de 1991, os problemas aumentaram para sua manutenção. Cerca de Cr$ 36 milhões vão minorar situações difíceis enfrentadas pelos três funcionários de nível médio lá lotados.

As queimadas para renovação do pasto foram intensificadas. A fiscalização é difícil e não tem condições. Nas áreas já indenizadas, os antigos proprietários continuam colocando gado, que dobrou seu número. Nas não-indenizadas, que somam ainda quatro mil hectares, seus proprietários abrem as porteiras para o gado pastar nas áreas vizinhas.

No Paradouro, Jorge Luís de Aguiar Coelho, que ocupava o prédio com o apoio da Prefeitura de Cambará do Sul, recebeu uma indenização pelas melhorias feitas e retirou-se. O IBAMA fará revisão geral antes de abrir licitação para concessão do restaurante. Pelos planos do Instituto, os quartos (4) existentes no porão, ficarão à disposição dos pesquisadores. Um centro de informações, interpretação e fiscalização, rústico, será instalado na construção anexa.

As quantias do PNMA estão sendo utilizados no Parque para a instalação de vinte placas indicativas e educativas. Serão restauradas duas pontes e uma casa ocupada por um dos funcionários. Continua vedado o acesso ao canion do Taimbezinho. 

Moacyr Schroeder, atual superintendente do IBAMA/RS, afirmou, em reunião do Conselho Consultivo (Conaminha), em outubro/1991, que iria tomar providências para a retirada do gado da área. Ele continua lá.

Três organizações não-governamentais sediadas em Porto Alegre atuam na região. A Associação de Defesa dos Aparados da Serra tem marcado presença nos feriadões auxiliando na fiscalização e na orientação dos visitantes. A ADFG-Amigos da Terra, cuja presidente, Magda Renner, nas incursões à Capital Federal, como membro do CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente -, tem feito pressão direta junto à Administração Central do IBAMA e SENAMA para a implantação de melhorias ou mesmo para a conservação do material permanente (que também se deteriora com o tempo). E a Comissão de Defesa dos Aparados da Serra, cuja apresentação - para quem não conhecia - foi feita no texto de Jorge Herrmann.






© 1992-1999 / 2007/2008 / 2024  João Batista Santafé Aguiar - É proibida a reprodução total ou parcial sem permissão por escrito / por email do autor ou detentor dos direitos. AVISO LEGAL - Eventualmente, os endereços informados, tanto os convencionais, como os eletrônicos como páginas web ou endereços de emails, serão os da época da publicação, não sendo mais funcionais, não havendo qualquer responsabilidade do Editor sobre o fato. Estes textos disponibilizados no AgirAzul Revista  foram produzidos nos anos de 1992 a 1998. Pessoas citadas poderão já não representar ou participar das entidades pela qual assinaram ou deram seus depoimentos ou mesmo já terem falecido. Eventualmente na versão para www.agirazul.com.br foram corrigidos erros de grafia e aplicação da língua portuguesa, além de  realizados alguns alertas sobre informações já ultrapassadas pelo tempo.