AgirAzul Revista 1992-1998

Todo o conteúdo editorial da publicação em papel

AgirAzul Zero

Coolméia de casa nova

Em fins de março de 1992, começo de abril, a Cooperativa Ecológica Coolméia deverá mudar-se da João Telles para a av. José Bonifácio, prédio da Igreja Santa Teresinha, no 1º andar. O prazo de locação fixado pelo contrato é de cinco anos. Os religiosos não exigiram fiador, oq ue facilitou a assinatura do documento, em janeiro. Obras de adaptação estão sendo realizadas sob a supervisão da Cooperativa. Em março, em data ainda não marcada, haverá a Assembléia Geral Ordinária anual para prestação de contas e apresentação do relatório das atividades desenvolvidas durante 1991. O maior desafio era, sem dúvida, a questão da sede, finalmente otimamente resolvida.

A organização dos novos espaços está sendo discutida nos Conselhos da Cooperativa e entre os associados servidores, produtores e consumidores e objetiva viabilizar todas as atividades de encontro passíveis de lá serem realizadas. O novo espaço não dispõe de pátio, e, por isto, é menor do que o atual da João Telles. Mas para restaurante, lancheria e outras ocupações em geral será melhor.

A sede da João Telles foi ampliada gradualmente durante dez anos. Ela alugou a casa de nº 522, em julho de 1982, juntamente com a ADFG - AMIGOS DA TERRA e a AGAPAN - Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural assumindo uma sala que continha uma prateleira e um balcão. Em determinados horários, poucos produtores colocavam seus produtos à disposição dos demais associados. O crescimento foi lento e contínuo. Aos poucos mudou-se para a casa do lado, de nº 524, finalmente, há cerca de dois anos, assumiu na totalidade as duas. Interessante é que o usuário, associado ou não, tinha a impressão de que a sede era própria. Tanto isto era verdade que ao noticiar-se o fato do despejo, muitos não aceitaram a idéia, o que dificultou até a obtenção da nova moradia.

O novo espaço, por ser de propriedade da ordem dos carmelitas descalços, da Igreja católica; e situar-se a olhos vistos no próprio edifício da Igreja Santa Teresinha, proporcionará sempre a impressão correta: a Coolméia não tem sede própria.

Em pensamento expresso por Jacques Saldanha, da direção da Cooperativa, o maior patrimônio da Coolméia e, sem dúvida, corporificado no associado, já que aquela transfere a esse todos os seus ganhos. Ao invés de investir em prédios, investe-se na pessoa. Adqüirir ou não uma sede deverá ser uma decisão política de todos. Com espaço adequado, a discussão sobre isto será facilitada.

Outro desafio foi manter a Feira dos Agricultores Ecologistas que continua semanalmente realizando-se justamente em frente ao novo local que a Cooperativa ocupará, na José Bonifácio.

Um projeto a ser implementado na nova morada, será abertura para o público de todas as dependências da Cooperativa aos domingos, como se fosse um dia normal da semana.

Texto de João Batista Santafé Aguiar






© 1992-1999 / 2007/2008 / 2024  João Batista Santafé Aguiar - É proibida a reprodução total ou parcial sem permissão por escrito / por email do autor ou detentor dos direitos. AVISO LEGAL - Eventualmente, os endereços informados, tanto os convencionais, como os eletrônicos como páginas web ou endereços de emails, serão os da época da publicação, não sendo mais funcionais, não havendo qualquer responsabilidade do Editor sobre o fato. Estes textos disponibilizados no AgirAzul Revista  foram produzidos nos anos de 1992 a 1998. Pessoas citadas poderão já não representar ou participar das entidades pela qual assinaram ou deram seus depoimentos ou mesmo já terem falecido. Eventualmente na versão para www.agirazul.com.br foram corrigidos erros de grafia e aplicação da língua portuguesa, além de  realizados alguns alertas sobre informações já ultrapassadas pelo tempo.