COOLMÉIA Cooperativa Ecológica

A Coolméia teve a porta de seu entreposto fechada em Porto Alegre em 22/4/2006.
As Feiras Ecológicas continuam acontecendo.
Aguardamos para seu breve retorno.


A Coolméia está na luta contra os alimentos transgênicos - leia mais informações na página de Notícias


FEIRA ECOLÓGICA: NOVE ANOS DE COERÊNCIA

Em 14 de outubro de 1998, a Feira Coolméia de Agricultores Ecologistas completou nove anos de existência.

Criada em 1989 para comemorar o Dia Mundial da Alimentação e a Semana Mundial de Luta Contra os Agrotóxicos, a Feira tornou-se um marco nacional pela sua singularidade e pioneirismo, fortalecendo a luta por uma sociedade mais saudável através da qualidade alimentar e da mudança nas relações entre consumidores urbanos e produtores rurais.


ORIENTAÇÃO PARA UMA DIETA VEGETARIANA

Como pela manhã o corpo está em processo de eliminação, é preferível que as refeições neste período se constituam de alimentos que facilitem tal processo, como frutas, brotos, folhas verdes, cereais germinados ou cereais em flocos umedecidos. Mais tarde o organismo entra em processo de assimilação, e as refeições podem constituir-se de alimentos mais consistentes, como os que contêm amidos, carboidratos, proteínas e outros. As refeições, para serem equilibradas, devem levar em conta esses diferentes ritmos.

Dicas para uma boa alimentação

Iniciamos as refeições pelos líquidos, sejam eles água, suco, caldo ou sopa, e só depois ingerimos os sólidos. Grande variedade de alimentos tomados em um mesmo horários pode dificultar a sua digestão e levá-los a se degradarem em proporção maior do que quando ingerimos isoladamente. A mistura pode anular as propriedades de cada alimento ou, às vezes, provocar conflitos enzimáticos.  A inteligente combinação de alimentos é uma preservação contra muitas enfermidades. Mesclá-los de forma indiscriminada altera e intoxica o sangue, trazendo como conseqüência a sua acidez, causa de desequilíbrios.

Usar um cereal por refeição. Cereais e seus derivados (farinhas, massas e pães) não deveriam tampouco ser misturados com alimentos feculentos, como os diversos tipos de batata, o inhame, a mandioca e a castanha portuguesa. Eles combinam muito bem com hortaliças e legumes de todo o tipo, bem como com frutas que não sejam ácidas. Os alimentos feculentos também podem ser ingeridos com hortaliças, com frutas que não sejam ácidas, com sementes e frutas oleaginosas e com óleos.

Sugestões:

Desjejum

- Suco de folhas e, após 20 minutos, um prato de frutas picadas (não usar mais de dois tipos de frutas) com granola ou flocos de cereais colocados previamente de molho.

- Suco de folhas e, após 20 minutos, um prato de creme de frutas.

- Suco de uma raiz com fruta (por exemplo, beterraba e abacaxi) e, após 20 minutos, um prato de mingau.

Almoço

Podem ser combinados: um cereal básico, uma salada (que deveria incluir brotos), uma leguminosa (opcional) e legumes refogados ou cozidos no vapor.

Não se deve terminar a refeição com doces ou frutas, pois o corpo assimila primeiro os açúcares e, assim, os outros alimentos, forçados a esperar para serem processados, entram em fermentação. Isso provoca gases e dificuldades digestivas. Exceção deve ser feita, contudo, ao abacaxi, ao mamão e ao figo que, ingeridos após o almoço, facilitam a sua digestão.

(Fonte: Seiva da Vida)


VÍDEOS COOLMÉIA

Já está pronto e disponível em cópia VHS aos interessados o vídeo institucional sobre a  Coolméia realizado pela Vidicom em parceria com um grupo de alunos do Curso de Comunicação Social da UFRGS.

Thaís Vieira, Alfredo Barros, Rafael Bevos, Patrícia Rocha, Ana Paula Hardt, Sílvia Cavichioeli, Felipe Anghinoni, Adriene Trinca e Sheila Silveira fizeram parte da equipe, todos alunos da UFRGS.

A orientação técnica e os equipamentos utilizados foram da Vidicom.  

O lançamento ocorreu durante a Ceia de Aniversário dos 7 anos da Feira Coolméia de Agricultores Ecologistas. O vídeo, originalmente em formato Super-VHS, tem 15 minutos de duração e pretende apresentar e divulgar a Cooperativa para associados, visitantes e público em geral. A cópia pode ser adquirida na Secretaria ao preço de  R$ 25,00.

Proximamente estaremos divulgando datas de exibição do vídeo na sede da José Bonifácio. Fique de olho.

O Projeto Existência-Vídeos Ecológicos, tem disponível os seguintes títulos, também ao preço de R$ 25,00:

TÍTULO

ASSUNTO

DURAÇÃO
Erva-Mate: uma história da floresta à cuia O cultivo ecológico da Erva-Mate 17 min
Coolméia na TV Reportagem do programa Globo Rural de 19-03-95 26 min
Sítio Pé na Terra Reportagem do programa Globo Rural de 23-04-95 10 min
Globo Rural por de trás das câmeras Os bastidores da visita da equipe do programa Globo Rural em janeiro de 1995 37 min
Herbicidas da lavoura de arroz Palestra de Sebastião Pinheiro na Coolméia em 22-7-94 1h 07 min
Biotecnologia tropical Reportagem sobre Hortão Municipal em Cachoeiro do Itapemirim do Programa Globo Rural. Entrevista com o agrônomo Nasser Youssif 31 min
Conexão dioxina: pensando globalmente Histórico e reportagem sobre dioxinas. Entrevista com Jacques Saldanha e programa da TV alemã sobre contaminação do organismo humano com este veneno 40 min
O uso de agrotóxicos no cultivo de batatas Reportagem do programa Globo Rural de 4-12-94