As últimas notícias da EcoAgência
[ Conteúdo total | Pesquisar | Avançar | Voltar | Página Inicial ]


Inicia na sexta-feira a Conferência Nacional do Meio Ambiente

Formada a Comissão de Honra com a presença de Augusto Carneiro, Magda Renner, Paulo Nogueira-Neto, Fábio Feldmann e Washington Novaes, entre outros

EcoAgência - 23 nov 2003

Brasília, DF - Inicia na próxima sexta-feira (28/11) a Conferência Nacional do Meio Ambiente, promovida pelo Governo Federal. A cerimônia de instalação ocorrerá às 10 horas com a presença do Presidente da República, Lula.

A organização do evento criou a Comissão de Honra, com ambientalistas históricos do Brasil e importantes líderes da área - a composição da Comissão é:

  • Augusto Cunha Carneiro, de Porto Alegre, presidente da PANGEA - Associação Ambientalista Internacional (que viabiliza este saite da EcoAgência de Notícias em conjunto com o NEJ- Núcleo dos Ecojornalistas do Rio Grande do Sul),
  • Avelino Ganzer Benevides, do Pará, presidente da Cooperativa Agroextrativista familiar do Pará e Diretor Agrícola da Central de Cooperativa Nova Amafrutas;
  • Bertha K. Becker, do Rio de Janeiro, RJ , Geógrafa - URFJ;
  • Fábio Feldmann, São Paulo, SP - Secretário Executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas;
  • Fernando Almeida, Rio de Janeiro RJ; pres. do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável - CEBDS;
  • Glaci Zancan, Curitiba -PR, Doutora do Deptº de Bioquimica da UFPR e ex-presidente da SBPC;
  • Jecinaldo Barbosa Cabral, de Manaus, AM, Coordenador Geral das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira - COIAB;
  • Leonardo Boff, de Petropolis, RJ - Filósofo, Escritor;
  • Magda Renner, Porto Alegre, RS - presidente de Honra dos Amigos da Terra Brasil;
  • Manoel Conceição Santos , de Imperatriz do Maranhão  - Pres. da Central de Cooperativas Agroextrativistas do Maranhão - CCAMA e Membro do Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural - Centru;
  • Paulo Nogueira-Neto, de São Paulo, SP - Membro do CONAMA e Professor Emérito do Instituto de Biociencias da Universidade de São Paulo -USP;
  • Raimundo Barros, Xapuri, AC - Vereador e companheiro de Xico Mendes;
  • Thiago de Mello, Manaus, AM - Poeta e
  • o jornalista Washington Novaes, de Goiania, G0.

Os membros da Comissão terão livre acesso à todas as atividades da Conferência.

Debate na TV Câmara

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou sexta-feira (21/11), em debate na TV Câmara, que a realização da 1ª Conferência Nacional de Meio Ambiente é fundamental para envolver a população na formulação de uma política ambiental que contemple os diversos setores da sociedade.

Marina Silva lembrou que houve grande mobilização em todo o país por meio de conferências preparatórias realizadas nos estados. Segundo a ministra, "só um esforço conjunto, com a participação do Ministério do Meio Ambiente, mas também de outros ministérios, poderá garantir a implementação e o sucesso de políticas ambientais". Marina Silva informou que todos os debates acumulados no país na área ambiental, com destaque para o da Agenda 21, serão aproveitados na 1ª Conferência Nacional, que será realizada no próximo final de semana, em Brasília.

Além da ministra, os deputados Eduardo Paes (PSDB-RJ) e Edson Duarte (PV-BA) e a coordenadora da Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA), Miriam Prochnow, participaram de debate ao vivo, na TV Câmara. Entre os temas, os preparativos para a 1ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, prioridades do governo para a área de meio ambiente, projetos de desenvolvimento sustentável, preservação de matas e florestas, transgênicos e o projeto de lei de biossegurança (PL 2401/03).

Para a coordenadora da RMA, a realização da Conferência Nacional é importante, mas ela considera que, durante a mobilização, a maior participação de alguns setores pode ter gerado um desequilíbrio na eleição dos delegados que participarão do evento. Para o deputado Edson Duarte (PV-BA), apenas uma mobilização não resolverá todos os problemas do Brasil em relação ao meio ambiente. Segundo o parlamentar, o desafio de implementar as políticas para o setor é envolver todos os segmentos da sociedade e os governos estaduais. Já o deputado Eduardo Paes (PSDB-RJ), classificou a conferência como um marco na política ambiental.

Segundo a ministra Marina Silva, a questão ambiental é "abrangente e complexa" e o esforço do governo de trabalhar essa variável de forma integrada e transversal é inédito. Ela explicou que optou e tem conseguido fazer uma política ambiental de governo e não de ministério. Ela citou como exemplo o envolvimento de 11 ministros na discussão sobre as políticas para combater o desmatamento na Amazônia e implementar um modelo de desenvolvimento sustentável para a região.

Acompanhe a Conferência sem sair de casa

Para aqueles que quiserem acompanhar de casa, a Conferência Nacional do Meio Ambiente terá uma extensa cobertura de imprensa nos dias 27, 28, 29 e 30. O saite da Conferência terá atualização on line com notícias e fotos da Conferência, nas versões adulta e infanto-juvenil.

O evento e as programações paralelas serão acompanhados pelas equipes de jornalismo da Radiobrás. A Rádio Nacional AM de Brasília contará com um estúdio para entrevistas ao vivo do evento. Durante o dia, de 7h às 19h horas, a emissora transmite em 50 kW de potência cobrindo o Distrito Federal e parte da Região Centro Oeste do Brasil. À noite, de 19h às 7h horas, opera em 300 kW de potência, cobrindo todo o país e parte da América Latina. A Rádio Nacional AM de Brasília comanda a maior rede de rádio brasileira, composta por mais de 600 emissoras de todos os estados.

Já a TV Nacional fará transmissão ao vivo da abertura da Conferência, que terá a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da Ministra Marina Silva, e dos Ministros da Cultura, Gilberto Gil e da Educação, Cristovam Buarque. A NBR, integrante do sistema Radiobras, oferece um sinal digital, transmitido via satélite e redistribuído pela operadora de TV por assinatura NET Brasil.

Saites relacionados:

ASCOM com informações da Agência Câmara - montagem e texto final da EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br


Última atualização: 28 janeiro, 2013 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.