As últimas notícias da EcoAgência
[ Conteúdo total | Pesquisar | Avançar | Voltar | Página Inicial ]


Encontro reúne 1200 educadores ambientais em Itajaí

Especial para a EcoAgência - 08 dez 2003

Itajaí, SC - Mais de 600 congressistas da Região Sul do país estiveram presentes ontem na abertura do II SSBEA, em Itajaí. A cerimônia de abertura contou com um emocionado agradecimento do coordenador do vento, Prof. Antônio Fernando Guerra, além da presença de diversas autoridades e uma palestra do mexicano Edgar Javier Gonzáles Gaudiano, que apresentou seus estudos acerca da idéia de cidadania ambiental.

Marcos Sorrentino, coordenador geral do Programa Nacional de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, destacou durante a solenidade que eventos como o II Simpósio Sul Brasileiro de Educação Ambiental são fundamentais para a construção de uma identidade entre os educadores e educadoras ambientais do país. “As Conferências de Meio Ambiente que vêm acontecendo em todo o país, têm nos mostrado que estamos no caminho certo para fazer da Educação Ambiental a ferramenta de ensino que formará gerações conscientes de suas responsabilidades sociais e ambientais”, afirmou Sorrentino em seu discurso.

Antônio Fernando Guerra, professor da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), que sedia o evento, fez questão de agradecer a todas as pessoas que tornaram a realização do Simpósio possível. Com um discurso recheado de poesias, Guerra falou sobre a importância da organização em redes para que ocorra a união das muitas ações dispersas pelo país e a troca efetiva das experiências em educação ambiental. Ele também destacou que a Educação Ambiental possui, na América Latina, a peculiaridade de não ser apenas alfabetização ecológica, ou educação para a sustentabilidade. “No Brasil, e na América Latina, nós não aceitamos a possibilidade de uma educação ambiental sem justiça social”, afirmou Guerra.

Em paralelo ao II SSBEA acontece o I Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul (I CPEASul) e I Encontro da Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental (I EREASul).Os eventos paralelos reforçam as relações entre os pesquisadores que participam do encontro e a consolidação das redes de Educação Ambiental em nossa região e no país”, destaca o coordenador do evento, Antonio Fernando Guerra.

Participam do evento cerca de 450 instituições públicas e privadas de todo o país, representadas por pouco mais de 1200 congressistas originários de 18 estados e três países (Cuba, México e Uruguai). Na Univali, trabalham voluntariamente cerca de 150 estudantes de graduação na organização do evento e no atendimento aos congressistas e convidados. As atividades estão concentradas nos blocos 20 e 26, este destinado exclusivamente às inscrições ao evento. Os eventos estão sendo promovidos pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e instituições integrantes da Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental (REASul).

Jornalismo Ambiental -

Mais informações www.reasul.univali.br

Gisele Neuls - gisele@ecoagencia.com.br Especial para EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br


Última atualização: 01 outubro, 2013 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.