As últimas notícias da EcoAgência
[ Conteúdo total | Pesquisar | Avançar | Voltar | Página Inicial ]


II Simpósio Sul Brasileiro de Educação Ambiental

Sistema de informações sobre educação ambiental é discutido no II SSBEA

Especial para a EcoAgência - 08 dez 2003

Itajaí, SC - A melhoria do banco de dados de educação ambiental estás sendo feita em parceria com as redes de educação ambiental do país. Criado em 1999, o Sibea está sendo remodelado para acolher os bancos de dados das redes e instituições parceiras do projeto, além de permitir melhor acesso às informações já disponíveis.

Essa foi uma das discussões feitas no encontro das Redes de Educação Ambiental do Brasil, presentes no II Simpósio de Educação Ambiental da Região Sul, na Univali. As alterações no atual Sistema Brasileiro de Informação sobre Educação Ambiental, o Sibea, foram apresentadas pela Coordenadora do sistema, Danielle Chalube Martins. Entre as inovações apresentadas, está o aprimoramento do sistema de consulta a informações, facilitando o acesso a dados mais específicos, como os projetos desenvolvidos em determinados biomas de cada estado.

O Sibea é um dos projetos do Programa Nacional de Educação Ambiental, criado em 1999, tomou corpo a partir do final de 2000, quando estabeleceu parceria com a Rede Brasileira de Educação Ambiental e outras redes locais, como a Paulista e do Sul. Hoje é composta por quatro bancos, que funcionam como bases de dados, sediados na Repea (Rede Paulista), Fundação Universidade de Rio Grande (RS), REASul e o próprio MMA, em Brasília. Um dos desafios para a consolidação do sistema, agora, é a possibilidade de consulta em tempo real em todos esses bancos, além de outros como a Plataforma Lattes, que faz cadastro de pesquisadores e grupos de pesquisa sediado no CNPq.

A equipe do Sibea já está em articulação com a Coordenação de Educação Ambiental, do MEC, para a utilização conjunta do banco existente com inserção de dados específicos do sistema de ensino brasileiro; além de estar buscando parcerias com o Ibama e outros órgãos públicos.

Danielle Martins garante que o Ministério trabalha com a idéia de consolidar um sistema público de informações, de extrema relevância para o trabalho de professores, ONG's e instituições. "O sistema que nós temos ainda está muito frágil, até por isso não tem sido muito divulgado. Agora, com o aprimoramento das ferramentas, faremos uma divulgação mais intensa", afirma Danielle, que vê a necessidade desse aprimoramento para que o sistema seja acessível para qualquer pessoa interessada no tema, seja um pesquisador especializado, sejam professores e estudantes nas escolas. "A vocação do Sibea é ser um sistema de informação para todos os públicos interessados na temática sócio-ambiental".

As redes têm tido papel fundamental na alimentação, atualização e aprimoramento das ferramentas do sistema. Usuárias mais antigas e constantes, elas formaram um grupo de trabalho para avaliar e propor alterações e caminhos para o sistema. Uma das suas preocupações, expressas na apresentação das atualizações, é a manutenção dos dados públicos, já que eles estão sediados, em grande parte, num órgão governamental. A Coordenadora do Sibea, entretanto, entende que na medida em que a sociedade se apoderar e consolidar a utilização do sistema, ele estará com sua natureza garantida. A exemplo do que ocorreu com a extinção da COEA, restabelecida após grande pressão da sociedade civil organizada, um sistema de informações que passe a ser de domínio público terá esse caráter garantido, na opinião dela. "O ônus político de se vetar o acesso a essas informações, em algum momento, será muito grande", avalia Danielle.

As alterações feitas ainda estão fase de testes. O Sibea possui campos exclusivos para usuários cadastrados (Rebea, REASul e outras entidades), mas conta com espaço para envio de informações de usuários não cadastrados, destinado a pesquisadores, projetos, indicações bibliográficas, periódicos, artigos, legislação e notícias, entre outros. Para conhecer o sistema, basta acessar http://www.mma.gov.br/educambiental/sibea/index.cfm.

Gisele Neuls - especial para EcoAgência gisele@ecoagencia.com.br


Última atualização: 15 outubro, 2013 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.