As últimas notícias da EcoAgência
[ Conteúdo total | Pesquisar | Avançar | Voltar | Página Inicial ]


Militantes anunciam em Roma o dia especial pelo direito humano à água

Especial para a EcoAgência - 11 dez 2003

Roma, Itália - Parlamentares, personalidades de destaque e representantes de Organizações Não-Governamentais de diversos países estiveram reunidos, nesta quarta-feira (10), em Roma, na Itália, para lançar o dia especial para a declaração da água como um direito humano. A data de 10 de dezembro foi escolhida por ser o aniversário de 55 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A iniciativa é da Associação Internacional para o Contrato Global da Água, um grupo de organizações com representantes como Mario Soares, Riccardo Petrella e Danielle Miterrand. Os organizadores contam com o apoio do governo local de Roma para a realização do evento.

A decisão de criar uma data para anunciar a água como direito humano surgiu também na Itália, no Fórum Mundial Alternativo da Água de Florença, um dos eventos paralelos - em contraposição - ao Fórum Mundial do Japão, realizado em março deste ano. Os participantes do Fórum Alternativo sugeriram que a Organização das Nações Unidas promovesse este dia especial, para concluir o Ano Internacional da Água com a declaração de que a água é um direito de todos os seres humanos e um patrimônio comum da humanidade. A ONU respondeu que não seria possível organizar este evento porque a sua agenda já estava fechada por um longo período.

O italiano Riccardo Petrella, secretário geral da Associação Internacional para o Contrato Global da Água e um dos idealizadores da declaração do direito à água, esteve em Porto Alegre no Fórum Internacional das Águas, em outubro, e anunciou: "Temos que declarar a água como um direito humano indivisível. Pedimos à ONU que fizesse isso este ano. Eles disseram que a agenda estava cheia. Nós vamos sair às ruas no dia 10 de dezembro".

Petrella afirmou que a cada dia 30 mil pessoas morrem por falta de condições de saneamento e isso demonstra que a água não é garantida como um direito de todos. "Em 11 de setembro de 2001 o mundo pediu 3 minutos de silêncio por aqueles que morreram nos ataques às torres gêmeas. Quem já propôs apenas 30 segundos pelas 30 mil pessoas que morrem a cada dia sem saneamento?" - questiona.

Mais informações sobre o evento

Texto da jornalista Sabrina Mello - sabrimello@yahoo.com.br - com informações do saite www.contrattoacqua.it e do Fórum Internacional das Águas de Porto Alegre.


Última atualização: 20 novembro, 2013 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.