As últimas notícias da EcoAgência
[ Conteúdo total | Pesquisar | Avançar | Voltar | Página Inicial ]


Revista ECOS comemora 10 anos mantendo a defesa do saneamento ambiental

Especial para a EcoAgência - 11 dez 2003


Foto: Carlos Stein - stein@ecoagencia.com.br

Porto Alegre, RS - Um café da manhã, no bucólico jardim do Departamento Municipal de Águas e Esgoto (DMAE), incrustado no coração de Porto Alegre, no bairro Moinhos de Vento, marcou nesta quinta-feira (11) os dez anos da Revista ECOS. Cerca de 100 representantes do município e colaboradores participaram do evento. O diretor geral do DMAE, Carlos Todeschini, destacou a importância da homenagem, lembrando que a ECOS é "um grande instrumento para a troca de informações e de conhecimentos". E lembrou que a revista cumpriu papel fundamental em manter a defesa do saneamento como política pública, sempre se posicionando contra a privatização do setor.

Para a mentora e editora da revista, jornalista Maria de Lourdes Wolff a publicação quadrimestral, que chega ao seu número 23, tem dado importante contribuição para a qualificação e aprimoramento do saneamento ambiental em nosso país. Ela explica que a ECOS é uma publicação pioneira na abordagem do saneamento ambiental e tem recebido o reconhecimento por parte de técnicos da área e por diversos públicos que compõem a cidadania. "A revista", segundo Maria de Lourdes Wolff, "destaca-se pela linguagem que utiliza, ao traduzir a abordagem técnica de maneira a torná-la acessível a todos".

LANÇAMENTO - A revista ECOS número 23, lançada durante a solenidade, tem como reportagem principal "Portaria 1469: o desafio da qualidade" e aborda a implantação da portaria 1469/2000 pelo Ministério da Saúde, que estabelece os procedimentos e responsabilidades relativas ao controle e vigilância da qualidade de água para o consumo humano. Também trata do padrão de potabilidade. Na pauta da revista estão ainda as resoluções da Conferência das Cidades; o IPTU Ecológico em Porto Alegre (a tributação em defesa do meio ambiente); o trabalho nas Unidades de Triagem do DMLU; o Sistema de Esgotamento Sanitário de Belém Novo; além de uma homenagem ao novo integrante da Academia Brasileira de Letras Moacyr Scliar, o primeiro articulista da Ecos.

A homenagem é parte das comemorações dos 42 anos do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) que ocorre no dia 15 de dezembro. A semana de comemorações que acontece nos jardins da Hidráulica da 24 de Outubro, iniciou com a iluminação do jardim e de uma árvore formada por um chafariz, além da apresentação da Banda Municipal e do Coral Ouviravida, da Escola Campos Verdes de Alvorada. Os eventos encerram no dia 17 e são realizados sempre no palco artístico, construído no jardim e concebido pelo escultor e cenógrafo Félix Bressan. A estrutura é de sucatas de peças e equipamentos utilizados pelo Departamento. A construção do palco contou com a participação de dezenas de funcionários em 20 dias de trabalho.

Um pouco da história da revista ECOS segundo o texto publicado na edição número 23

"A revista ECOS surgiu em 1993 para suprir a carência de publicações especializadas na área do saneamento ambiental. E, ao mesmo tempo, para servir como canal de divulgação de trabalhos técnicos de pesquisa desenvolvidos no Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre. Todas as etapas de sua elaboração, incluindo editoração eletrônica, rodagem e distribuição, são realizadas dentro do DMAE, utilizando seu corpo técnico. A própria criação da revista, aliás, representa a preocupação do Departamento com a excelência do trabalho técnico realizado na área do saneamento, tanto interno quanto externamente.

A distribuição é gratuita para quatro mil assinantes em todo o território nacional e no exterior. A cada edição, a revista traz artigos, reportagens e entrevistas com personalidades nacionais e internacionais, além de abordar temas em evidência no setor. Isto faz com que a publicação esteja sempre na vanguarda da divulgação dos conhecimentos na área de saneamento ambiental.

Ao abordar o saneamento de forma integrada ao meio ambiente, a publicação procura chamar atenção para os aspectos de interdependência de qualquer ação nessa área. A idéia é combater com a visão fragmentada sobre o saneamento ambiental. Assim, a revista mantém um padrão de qualidade em seus textos e busca constantemente assuntos diversificados, que traduzam a efervescência do momento.

O trabalho realizado pela revista ECOS, que agora chega à 23ª edição, mostra a capacidade das instituições públicas para implementar projetos dessa natureza, fomentando, assim, o desenvolvimento científico e tecnológico. Com este trabalho, universidades, professores, pesquisadores e profissionais de diversas áreas ganharam mais um veículo de expressão.

Prêmios

Em março de 1996, a revista ECOS recebeu o Prêmio Jornalístico Maurício Sirotsky Sobrinho, promovido pela Câmara Municipal de Porto Alegre. Em julgamento feito pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI), a revista do DMAE recebeu o prêmio de melhor reportagem fotográfica, com o trabalho "Arroio Dilúvio", de autoria de Leonid Streliaev, que teve foto publicada na capa da terceira edição. Destacamos, ainda, a conquista do prêmio de melhor revista externa da Região Sul, conferido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), em 1997.

Projeto Ecos

O Projeto Ecos, implantado em 1995, visa a promover palestras, simpósios, seminários e debates na área do saneamento ambiental, para aproximar o homem do meio ambiente, incentivando a troca de informações e orientando para uma nova postura. Este trabalho amplia os horizontes da revista, partindo da qualificação dos profissionais do setor. A revista ECOS tem assumido o dever social de promover eventos que esclareçam o cidadão, não só quanto às questões de saneamento, mas também de meio ambiente. O projeto já realizou vários eventos.

Suplemento Técnico

Em julho de 1999, durante a 28a Assembléia Nacional da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento), realizada em Porto Alegre, foi lançado o suplemento técnico da revista ECOS, intitulado ECOS Pesquisa. Essa publicação surgiu a partir da necessidade de criar-se um novo canal que possibilitasse a troca de informações na área técnico-científica do saneamento ambiental, contemplando a metodologia científica e preservando a linguagem técnica.

Comemoração dos 10 anos

Como parte das comemorações dos 10 anos de circulação da revista, em 15 de dezembro de 2003, estão previstas várias atividades, algumas das quais se desenvolverão também ao longo de 2004. Dentre elas, destacamos: o lançamento da logomarca comemorativa; a realização do ciclo de debates "Saneamento Ambiental é a nossa Pauta", que terá três edições; e uma exposição itinerante. Essa exposição, intitulada "Saneamento Ambiental Passado em Revista", mostrará as principais ilustrações, fotos e textos publicados na revista ECOS.

A matéria de capa desta edição comemorativa aborda um tema de suma importância para a qualificação do saneamento ambiental. Trata-se da implantação da Portaria 1469/2000 do Ministério da Saúde, que estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água destinada ao consumo humano e seu padrão de potabilidade.

É comemorado, ainda, o retorno às páginas da revista ECOS do mais novo integrante da Academia Brasileira de Letras, o escritor e médico sanitarista Moacyr Scliar, que nos honra com sua participação. Scliar esteve presente desde o início da publicação: coube a ele escrever o primeiro texto publicado na seção de artigos da edição número zero da revista".

Site relacionado:

http://www.dmae.rs.gov.br

Texto do Jornalista Juarez Tosi - juarez@ecoagencia.com.br- especial para Ecoagência de Notícias - www.ecoagencia.com.br


Última atualização: 27 novembro, 2013 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.