As últimas notícias da EcoAgência
[ Conteúdo total | Pesquisar | Avançar | Voltar | Página Inicial ]


Terça Ecológica abordou a "Ecologia Profunda"

Especial para a EcoAgência - 17 dez 2003

 
O Professor e ambientalista Celso Marques falou sobre "Ecologia Profunda"
Fotografia: Carlos Stein

Porto Alegre, RS - Jornalistas, ecologistas e pessoas interessadas na relação da meditação com a ecologia profunda estiveram reunidos nesta terça-feira (16/12), das 19 às 21h, no auditório da Fundação Zoobotânica, em Porto Alegre, ouvindo a palestra do ambientalista e filósofo zen budista Celso Marques sobre Ecologia Profunda e Planetarização.

A Terça Ecológica, evento promovido mensalmente pelo Núcleo de Ecojornalistas/RS para ampliar a discussão dos temas ambientais e da comunicação, abordou pela primeira vez questões relacionadas à ecologia da mente.

Celso Marques apresentou um amplo quadro histórico, lingüístico e filosófico do encontro do pensamento ocidental, formatado pelas idéias do filósofo grego pré-socrático Parmênides, com as práticas meditativas de tradição budista.

Numa segunda parte do evento, atendendo a uma interessada audiência, o palestrante respondeu sobre técnica, tempo e espaço, dilemas civilizatórios, ação, não-ação e outras questões bem amarradas com casos e exemplos da vida cotidiana.

A última edição do ano da Terça Ecológica, que teve o apoio da Fundação Zoobotânica e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, iniciou e terminou com um período de introspecção silenciosa do qual todos participaram.

Texto do Jornalista José Fonseca para a EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br


Última atualização: 31 dezembro, 2013 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.