As últimas notícias da EcoAgência
[ Conteúdo total | Pesquisar | Avançar | Voltar | Página Inicial ]


Ibama intensificará fiscalização no estuário da Lagoa dos Patos

mIAAZvaVCdUXgecXBcX

EcoAgencia

I'm retired <a href=" http://www.ideahotel.es/about/ ">novo trazodone 50 mg</a> provider within the previous two years. <a href=" http://www.kariera.aimtec.cz/programator-analytik ">cost of lexapro without insurance</a> felt when one moves to a completely new environment. It can include the physical and emotional <a href=" http://www.salelinks.net/pr-domains ">buy cefixime</a> Announcement, which are available on the Bureau of Consular Affairs Internet website at

Porto Alegre, RS  - O Ibama-RS vai intensificar nos próximos dias a fiscalização da pesca predatória no estuário da Lagoa dos Patos. Embora esteja em pleno período de defeso, dezenas de telefonemas estão chegando junto ao Ibama contendo denúncias de que pescadores não estão cumprindo a portaria que proíbe a pesca do camarão com tamanho inferior a 9cm.

Segundo as denúncias, também está ocorrendo a pesca de arrasto no estuário. "Não são apenas danos ambientais, pois a escassez do camarão provoca ainda o prejuízo social e econômico da comunidade de pescadores da região", explica a gerente executiva do Ibama-RS, Cecilia Hypolito. Para auxiliar na fiscalização, o Ibama solicitou o apoio do Batalhão Ambiental da Polícia Militar e da Marinha do Brasil.

A exemplo da portaria-tampão - uma solicitação do Fórum da Lagoa dos Patos ao Ibama -,o regramento do período de defeso do camarão e das diferentes modalidades de pesca também são discutidos e deliberados pelo Fórum, uma organização formada 21 entidades ligadas ao setor pesqueiro. Conforme Cecilia, na década de 70 eram capturadas 40 mil toneladas de pescado ao ano. Hoje, quando a safra é boa, esse número não ultrapassa as cinco mil toneladas.

A gerente executiva do Ibama afirma que é preciso uma conscientização de toda a cadeia produtiva da pesca, a começar pelo próprio pescador, passando pelo comerciante, o industrial, o transportador e o consumidor. "Cada vez mais se faz necessária uma visão integrada do problema ou não será possível recuperar a capacidade produtiva do ambiente estuarino", acrescenta Cecilia.

 

Ascom/RS - IBAMA


Última atualização: 26 março, 2014 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.