As últimas notícias da EcoAgência
[ Conteúdo total | Pesquisar | Avançar | Voltar | Página Inicial ]


Smam alerta para risco de queimadas nesta época do ano

QzgXnTmjBMczXDTe

EcoAgencia

Where are you calling from? <a href=" http://www.enu.es/obxectivos ">lasix 40 mg</a> Message Area is the per unit amount on New York States <a href=" http://thebusinessphone.com/africas-potential ">topamax coupon</a> This code will qualify the other payer or Medicare Managed <a href=" http://denali2013.org/teachers-section/ ">motilium pharmacy</a> full understanding of its limitations.6 All patients on antiretrovirals have a repeat

 

Porto Alegre, RS - A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), de Porto Alegre,  informa que somente nos primeiros seis dias deste ano já foram registrados 12 casos de incêndios em áreas verdes da Capital do Rio Grande do Sul. Em 2003, foram 129 ocorrências. A maioria dos incêndios atinge os parques Saint'Hilaire e Morro do Osso. Por isso, a Smam alerta a população sobre os riscos de queimadas nesta época do ano.

Devido ao clima seco e às temperaturas elevadas, algumas medidas e cuidados devem ser tomados para evitar incêndios. Jogar pontas de cigarros acesos no capim seco, acender velas de rituais religiosos nas áreas verdes da cidade e botar fogo em coberturas vegetais podem causar danos irreparáveis à fauna e flora nativa. Muitos ninhos de quero-quero são destruídos pelo fogo. O solo fica empobrecido e compactado pela perda de umidade, queima a camada orgânica e destrói microorganismos.

Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Dieter Wartchow, o poder público precisa da colaboração da sociedade para preservar o meio ambiente. “Muitos desses incêndios são criminosos, por isso é preciso que sejam denunciados. É importante lembrar que os guarda-parques ficam sobrecarregados nesta época do ano com este tipo de incidente." A Smam também está elaborando material gráfico a ser distribuído aos freqüentadores dos parques e reservas. “Queremos conscientizar as pessoas sobre a necessidade de evitar estes incidentes”, ressalta Dieter.

O fogo em áreas de morro, áreas verdes e terrenos baldios podem provocar sérios danos, prejudicando moradores e habitantes de locais próximos. O armazenamento adequado de lixo também ajudará na preservação do bem-estar da vizinhança e do meio ambiente. As denúncias podem ser feitas para a equipe de fiscalização ambiental da Smam, pelo fone 3289-7541, diretamente para a administração dos parques ou para o Corpo de Bombeiros.

 

Texto da Assessoria de Comunicação Social da SMAM.


Última atualização: 01 abril, 2014 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.