As últimas notícias da EcoAgência
[ Conteúdo total | Pesquisar | Avançar | Voltar | Página Inicial ]


REGIONAL - Delegacia Federal da Agricultura retoma fiscalização das plantações de soja

TglSstodNIdCtgrod

EcoAgencia

How do you spell that? <a href=" http://dynamiteplantfood.com/the-products-rev/ ">cipro 750 mg 14 tablet bw</a> The plans of both Rudd and Abbott would see the revenue fromthe tax fall dramatically or disappear altogether, but thewelfare payments would remain, leaving the nation's budget withthe worst possible outcome. <a href=" http://www.ayshaproductions.com/dfi.html ">tetracycline 250mg capsules lg</a> The new season of “Glee†is beginning with a two-episode salute to the Beatles’ songbook. A tribute to Monteith is planned for episode three, airing Oct. 10, titled “The Quarterback†after his character’s high school football role.

20 fev 2004

Brasília, DF - O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) retomou esta semana a fiscalização das lavouras gaúchas de soja, interrompida no final do ano passado. O objetivo é definir qual volume da safra é transgênica e qual é convencional, informou o delegado federal de Agricultura no Rio Grande do Sul, Francisco Signor. Segundo ele, o trabalho se estenderá até o fim da colheita da safra 2003/04, que em algumas regiões vai até abril. Com esses números, o Mapa poderá disciplinar a oferta do setor ao mercado.

No Rio Grande do Sul, 81.612 agricultores de 497 municípios assinaram o termo de compromisso que autorizava o plantio de soja geneticamente modificada na safra 2003/04. A estimativa é de que o produto transgênico ocupe 2,2 milhões dos 3,8 milhões de hectares plantados com soja nas propriedades gaúchas. A produção de soja transgênica no estado é calculada em cerca de 5,5 milhões de toneladas, o que corresponde a 60% da colheita.

De acordo com Signor, 12 servidores da Delegacia Federal de Agricultura no RS participam da fiscalização nas principais regiões produtores de soja. “É uma vistoria por amostragem e aleatória”, explicou. Os funcionários do Mapa pediram aos agricultores que apresentem o termo de compromisso que autoriza o plantio de soja transgênica ou a análise da semente ou a nota fiscal do produto convencional.

A unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Passo Fundo poderá realizar análises nas amostras de soja coletadas nas propriedades gaúchas, revelou Signor. Os agricultores que tiverem plantado a oleaginosa transgênica sem ter assinado o termo de compromisso estão sujeitos ao pagamento de multa de R$ 16,1 mil.

“O termo de compromisso foi criado para proteger os agricultores”, disse Signor. Com esse instrumento, é possível identificar a soja transgênica e a convencional para fazer uma oferta segura ao mercado. Depois da vistoria nas lavouras, acrescentou ele, a Delegacia Federal de Agricultura no RS passará a fiscalizar as indústrias e a rotulagem dos produtos.

 

Texto da ASCOM/Ministério da Agricultura


Última atualização: 18 agosto, 2014 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.