As últimas notícias da EcoAgência
[ Conteúdo total | Pesquisar | Avançar | Voltar | Página Inicial ]


INTERNACIONAL - Atividades de mobilização movimentam semana do Tribunal sobre Transgênicos - Especial para a Ecoagência de Notícias

EcoAgência – 06 mar 2004

Porto Alegre, RS - O auditório lotado marcou a primeira atividade preparatória ao Tribunal Internacional Popular sobre Transgênicos. A Oficina sobre os Aspectos Políticos e Jurídicos dos Transgênicos, foi realizada em Curitiba, no Paraná, e contou com a presença do advogado da Comissão Pastoral da Terra, Darci Frigo e da responsável pela Procuradoria de Proteção Ambiental do Estado do Paraná, Ana Cláudia Bento Graf. Entre os presentes estavam alunos da PUC/PR, representantes de entidades de classe, movimentos sociais e da comunidade de Curitiba. A partir deste domingo (dia 7) várias atividades estarão sendo desenvolvidas no Brasil para a divulgação do tribunal, que se realiza no dia 11, no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre. Às 11 horas, no Brique da Redenção (Parque Farroupilha), o Movimento de Mulheres de Porto Alegre, Secretaria de Mulheres da CUT/RS e Via Campesina realizam a atividade “As Mulheres e a Diversidade”.

Na segunda-feira (dia 8), essas entidades organizam visita ao acampamento do Movimento Sem-Terra, em Santa Cruz do Sul. Na mesma data, Dia Internacional da Mulher, a partir das 18h, ocorre no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre, o evento “Mulheres na Luta por terra e Emprego com Redução de Jornada de Trabalho”. Já o IV Acampamento de Mulheres Sem-terra organiza em Salvador, Bahia, no Museu de Ciência e Tecnologia da UNEB, às 8 horas, o debate “Transgênicos no Brasil: o que houve?”, com a participação de Diolinda Alves, do MST/BA e Marlene Rocha, do PT.

Várias atividades estão previstas também para a terça-feira (9). A partir das 8 horas, na Praça da Sé, em São Paulo, o Acampamento das Mulheres Sem Terra do Estado promove o evento “As sementes e nossa luta contras transgênicos”. Às 14 horas, será realizado no mesmo local a “Mobilização contra os Transgênicos”. Em Porto Alegre, às 9 horas, o Núcleo de Assessoria Jurídica Popular (NAJUP) promove, no auditório da Faculdade de Direito da PUC, o seminário “Transgênicos: o que fazer?”.

Terça Ecológica

Já, o pesquisar Leonardo Melgarejo será o palestrante do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ/RS), no debate Terça Ecológica, que se realiza na FABICO da UFRGS, a partir das 19h. Logo em seguida, às 19h20min, estará iniciando a mesa redonda “Bioética e Biotecnologia”, no auditório da FEEVALE, em Novo Hamburgo. Entre os convidados estão os engenheiros agrônomos Arno Kayser e João Batista Volkmann, o lama budista Alfredo Padma Samten Aveline e o médico Paulo Volkmann. Para às 20 horas está prevista a Oficina sobre os Organismos Geneticamente Modificados, no Salão Paroquial da Capela Nossa Senhora das Graças, no bairro Campo Novo, em Porto Alegre.

Na quarta-feira (dia 10), a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (AGAPAN) promove o debate “Saiba quais são os verdadeiros interesses que estão pro trás dos transgênicos”, no auditório principal do IBAMA, rua Miguel Teixeira, 126, a partir das 19h, com a participação do biólogo Franciso Milanez. Todas as atividades preparatórias ao Tribunal Internacional Popular sobre Transgênicos são gratuitas e abertas ao público em geral.

O governador do Paraná, Roberto Requião, já confirmou seu apoio ao Tribunal e, no dia do evento, colocará uma banca para a distribuição de mil camisetas e mil bonés com a logomarca Soja Pura.

Maiores informações sobre o Tribunal:
http://www.transgenicosnotribunal.org.br
Jornalista Juarez Tosi – jurez@ecoagencia.com.br
Especial para Ecoagência de Notícias - http://www.ecoagencia.com.br


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.