As últimas notícias da EcoAgência
[ Conteúdo total | Pesquisar | Avançar | Voltar | Página Inicial ]


INTERNACIONAL

Tribunal dos Transgênicos julgará crime de contrabando

11 março 2004 - Especial para a EcoAgência de Notícias

 

Porto Alegre, RS - Tudo pronto. Inicia nesta quinta-feira, em Porto Alegre, o Tribunal Internacional Popular dos Transgênicos. O objetivo é julgar a Farsul (Federação dos Agricultores do RS) e a multinacional Monsanto, por terem incentivado o crime de contrabando de sementes de soja transgênicas, que ocorreu em especial no Sul do país. Durante todo o dia, também será discutida a rotulagem e os interesses dos consumidores em adquirir alimentos modificados geneticamente. O Tribunal do Júri será instalado no Auditório Araújo Viana, a partir das 8h, pelo juiz José Felipe Ledur, do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, com sede no Rio Grande do Sul.

Após a instalação do Tribunal do Júri, haverá a apresentação e a justificativa do evento. Em seguida, serão chamados os jurados, os peritos, as testemunhas, a acusação, os réus e o defensor dativo. Nesse momento, será instalada a sessão de julgamento do contrabando de sementes de soja transgênica para o Brasil.

O Tribunal dos Transgênicos prossegue com a apresentação resumida da acusação e da matéria a ser julgada, e o questionamento, pelo juiz, das opiniões expressadas por cada perito, entre eles Sílvio Vale (pesquisador titular e coordenador do Curso de Biossegurança da Fundação Oswaldo Cruz), Sebastião Pinheiro (engenheiro Agrônomo e Florestal e consultor da entidade internacional "PAZ E ECOLOGIA", sediada em Helsinque – Finlândia e da União Internacional de Trabalhadores da Alimentação e Agricultura – UITA) e por David Hathaway (economista e consultor da Assessoria em Projetos e Técnicas de Agricultura Alternativa - AS-PTA).

Testemunhas

Às 10h30min está previsto o início dos depoimentos das testemunhas. Nesse bloco, participam o governador do Paraná, Roberto Requião, Mariana Paoli (coordenadora da Campanha Genética do Greenpeace), Ana Cláudia Bento Graf (procuradora do Estado do Paraná, responsável pela Procuradoria de Proteção Ambiental e coordenadora do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública - IBAP na região Sul), Paulo Fernando Alves de Farias (membro da Central Única dos Trabalhadores – CUT/RS), Alvir Jacob (engenheiro agrônomo da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná) e Peter Rosset (membro do Institute for food and Development Policy – Food First).

À tarde, o Tribunal Internacional Popular dos Transgênicos reinicia às 14h, com sustentação oral da defesa, que será feita pelo advogado dativo. Em seguida, acontece a sustentação oral da acusação, pelo advogado. Logo depois, haverá a leitura dos quesitos pelo juiz presidente do Tribunal.

Após o intervalo, serão lidos os votos dos jurados e elaborada a sentença, encerrando o evento com a sua prolação, em torno das 18h45.

Saiba Mais:

http://www.transgenicosnotribunal.org

Por Adriane Rodrigues - mailto:adriane@ecoagencia.com.br - Especial para a Ecoagëncia de Notícias - www.ecoagencia.com.br


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.