As últimas notícias da EcoAgência
[ Conteúdo total | Pesquisar | Avançar | Voltar | Página Inicial ]


TRIBUNAL DOS TRANSGÊNICOS - Governo do Paraná está representado em Porto Alegre  - Especial para a Ecoagência de Notícias

EcoAgencia

Porto Alegre, RS - O governador do Paraná, Roberto Requião, é representado no Tribunal Internacional Popular dos Transgênicos, que acontece no Auditório Araújo Viana, em Porto Alegre, pelo secretário de Comunicação, Airton Pissetti. O secretário destaca que a vinda ao Estado é pelo respeito aos Fóruns “que os gaúchos sabem fazer” e para discutir as convicções que o Paraná tem defendido a nível nacional, de tornar o Estado uma área livre de transgênicos.

O Paraná possui o maior porto exportador do país. “O Porto de Paranaguá é federal, mas é gerido pelo Estado”, explica, ao afirmar a não permissão da exportação de transgênicos pelo porto paranaense. Pissetti lembra que há uma semana, mil toneladas de soja chegaram ao Porto de Paranaguá para serem exportadas. No Porto foi feita análise e constatou transgenia. “As 33 carretas foram remetidas de volta ao Paraguai”, reforça Pissetti.

De acordo com o secretário de Comunicação do Praná, o estado plantou transgênicos em 1,5% das 370 mil propriedades agrícolas e, atualmente, o Governo paranaense fiscaliza todas as propriedades.

“A prioridade nessa atitude é visando o mercado. O mundo aceita a soja convencional, mas há restrições quanto os transgênicos”, diz o secretário, ao destacar que o mundo está vivendo a "geração saúde" e, por isso, não quer consumir transgênicos.

Pissetti afirma que o Paraná tem terras produtivas. “Somos campeões mundiais em produtividade e não precisamos de transgênicos. Gostaríamos mundo que os três Estados do Sul se esforçassem em tornar-se uma área livre de transgênicos. O Sul livre de transgênicos”, finaliza.

Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues, Especial para a Ecoagência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.