As últimas notícias da EcoAgência
[ Conteúdo total | Pesquisar | Avançar | Voltar | Página Inicial ]


TRIBUNAL DOS TRANSGÊNICOS

Por fita de vídeo, Requião prega o julgamento do ministro da Agricultura  -

 

11 março 2004 - Especial para a Ecoagência de Notícias

Porto Alegre, RS - O polêmico governador do Paraná, Roberto Requião, participou do Tribunal Internacional Popular dos Transgênicos através da gravação de uma fita de vídeo, que foi exibida às 11h10min, no Auditório Araújo Viana, em Porto Alegre, para um público de mais de 3 mil pessoas. O objetivo do Tribunal é julgar a Farsul e Monsanto pelo incentivo ao contrabando de soja transgênica no Brasil.

O depoimento de Requião acalorou os ânimos dos participantes, ao defender o julgamento do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, por ter um “comportamento anti-patriótico contra os brasileiros, por tentar impor ao Brasil o monopólio de uma única empresa”.

Para o governador Requião, o princípio da precaução é muito importante, pelos riscos que sua liberação pode provocar sobre o ambiente e a saúde dos agricultores e dos consumidores.

“É tolice o brasileiro plantar transgênicos”, diz Requião, ao analisar a impossibilidade de competirmos com os Estados Unidos, que subsidia os agricultores. “Se competirmos, daqui a 10 anos, vão dizer que o Brasil já foi um produtor de soja”. Plantar transgênicos nos tornará vassalos, pelo monopólio da Monsanto. Ele cita exemplos de monopólios existentes no mundo, como o do petróleo, que provoca violências, o da água, principalmente através das privatizações, e com os transgênicos vai ocorrer o domínio da agricultura. “Não devemos plantar transgênicos, reforça o governador do Paraná,para podermos competir a nível mundial”.

Visite: www.transgenicosnotribunal.org

 

Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues, Especial para a Ecoagência de Notícias - www.ecoagencia.com.br .


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.