As últimas notícias da EcoAgência
[ Conteúdo total | Pesquisar | Avançar | Voltar | Página Inicial ]


NACIONAL - Sea Shepherd apresenta sua nova coordenação

EcoAgência – 14 mar 2004

Florianópolis, SC - O Instituto Sea Shepherd do Brasil está com nova coordenação. Com graduação em Relações Internacionais pela PUC/Minas, Thiago Mendes é quem vem para estreitar as atividades e parcerias com entidades e instituições estrangeiras e internacionais. Ele já trabalhou em instituições como Save the Children Federation, dos EUA, e AFS Intercultural Programs, na Nova Zelândia e no Brasil, além de experiências no Vale do Jequitinhonha de educação ambiental e geração de renda.

Fundada em 1977 por Paul Watson e Robert Hunter, a Sea Shepherd Conservation Society é a mais antiga organização de proteção da vida marinha, com escritórios na América, Europa, Ásia e África. No Brasil, a sede da entidade fica em Santa Catarina e é conhecida como Estação das Ilhas. É de lá que são coordenadas ações de educação ambiental e proteção da vida marinha na costa sul-brasileira.

Segundo Mendes, o plano principal da nova coordenação é dar continuidade às atividades da Estação das Ilhas, concentradas na educação ambiental e atividades de proteção dos ecossistemas de pequenas ilhas, valorizando iniciativas sustentáveis promovidas pela comunidade local. A ênfase das ações é o litoral sul de Florianópolis e o Sea Shepherd também realiza monitoramentos e pesquisas dos usos de recursos naturais marinhos na região.

Mendes afirma que os problemas do litoral brasileiro são inúmeros, e cita como os mais graves a pesca predatória, as constantes pressões de poluentes provenientes de áreas urbanas despejados no mar irregularmente e os derramamentos de óleo como os problemas centrais. “Acreditamos que para a mudança deste grave quadro ambiental, é necessário um amplo trabalho de educação e fiscalização em que tanto órgãos da sociedade civil quanto do poder público devem trabalhar em conjunto”, aponta ele.

Em relação às políticas públicas para o meio ambiente, Mendes ressalta a qualidade da equipe técnica da Ministra Marina Silva, mas vê com preocupação o pequeno orçamento do Ministério. “Creio que devido à formatação das prioridades atuais do Governo Lula - crescimento econômico com contingenciamento de recursos públicos - ocorreu uma diminuição na capacidade do governo em transformar as potencialidades da equipe do Ministério do Meio Ambiente em ações amplas para alcance de transformações estruturais no atual modelo de desenvolvimento.”

Segundo o Coordenador, o Instituto Sea Shepherd defende a priorização e a ampliação das parcerias para a conservação dos ecossistemas marinhos brasileiros. “Sabemos que em momentos de crise econômica normalmente, as questões ambientais são deixadas de lado por nossos governantes” lembra Mendes, destacando a importância das parcerias para a conservação do meio ambiente.

Mais informações: http://www.seashepherd.org.br

Gisele Neuls ( gisele@ecoagencia.com.br )
Exclusivo para EcoAgência de Notícias


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.