As últimas notícias da EcoAgência
[ Conteúdo total | Pesquisar | Avançar | Voltar | Página Inicial ]


NACIONAL - Bom público na abertura do simpósio internacional sobre ambientes costeiros

Cerca de 400 pessoas de dezenas de países prestigiaram a solenidade

EcoAgência - 15 mar 2004

Uma diversificação de nações representadas por cerca de 400 pesquisadores de países como Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Dinamarca, Egito, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Irã, Irlanda, Israel, Itália, Japão, México, Nova Zelândia, Peru, Portugal, Porto Rico, Coréia do Sul, China, Espanha, Suécia, Taiwan, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos. Esse foi o panorama da abertura do 8th International Coastal Symphosium – ICS 2004 que aconteceu na noite de domingo, 14, no Hotel Plaza Itapema Resort, em Itapema (SC).

Até o próximo dia 19, esses pesquisadores estarão debatendo, por meio de apresentações orais, painéis, palestras e uma mesa-redonda, uma série de assuntos que enfocam estudos desenvolvidos em ambientes costeiros, tais como gerenciamento costeiro, pesca, tecnologia da informação, interação continente e oceano, ecologia e ecossistemas, obras de engenharia costeira, erosão costeira, entre outros.

O ponto alto da abertura do ICS 2004 foi a homenagem prestada pelo presidente do ICS, Charles Finkl, ao ex-diretor do Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar (CTTMar), Fernando Luiz Diehl. Sua história de 12 anos à frente de um dos mais importantes cursos de Oceanografia e centros de pesquisa do país foi revista pelo colega norte-americano, que o entregou uma homenagem oferecida pela instituição que preside, a Coastal Education and Research Foundation.

Duas palestras encerraram a solenidade de abertura. A primeira, ministrada pelo experiente professor João José Bigarella, que conduz uma fundação de mesmo nome, apresentou aspectos sobre movimentos e estruturas de dunas na região sul do país. Bigarella trouxe dados da década de 1970 para ratificar as alterações evidentes desses ecossistemas nos dias de hoje e apresentou uma metodologia inédita para a preservação desses ambientes.

Já a segunda e última palestra do dia, ministrada pelo pesquisador José Maria Landin Dominguez da Universidade Federal da Bahia, apresentou aspectos relevantes sobre a zona costeira brasileira, fazendo uma espécie de revisão dos estudos existentes e em desenvolvimento em todo o Brasil.

O ICS é um evento internacional promovido a cada dois anos pela Coastal Education and Research Foundation, instituição norte-americana que publica uma das mais importantes revistas científicas internacionais, o Journal of Coastal Research. Todo os trabalhos apresentados serão compilados em um volume especial com aproximadamente duas mil páginas dessa revista.

Mais informações com a coordenação do ICS 2004 pelo com Thammy Barreto ( ics2004@cttmar.univali.br )


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.