As últimas notícias da EcoAgência
[ Conteúdo total | Pesquisar | Avançar | Voltar | Página Inicial ]


NACIONAL

Vigilância Sanitária do Paraná aponta uso indevido de agrotóxicos em alimentos

16 mar 2004

 

Curitiba, PR - Estudo realizado por técnicos da vigilância sanitária da Secretaria da Saúde do Paraná apontou o uso indevido de agrotóxicos proibidos em frutas e hortaliças produzidas no Estado. A pesquisa também constatou excesso de resíduos nos alimentos.

O produto que apresentou maior incidência de agrotóxicos foi o morango. Nas 78 amostras pesquisadas 57 estavam irregulares e, destas, 52 eram por uso de agrotóxicos não autorizados para este tipo de cultura. Os outros alimentos pesquisados que preocupam os responsáveis pela pesquisa foram o tomate e a maçã, que tiveram presença de resíduos em mais de 90% das amostras.

Os produtos agrícolas constantes nesta primeira fase da pesquisa, que será contínua, foram a alface, batata, banana, cenoura, laranja, maçã, mamão, morango e tomate, todos coletados em grandes redes de supermercado. Do total de 407 amostras analisadas, 225 apresentaram algum tipo de resíduo. Destas, foram identificados 21 princípios ativos nos alimentos, sendo que 11 foram encontrados no morango, seis na maçã e cinco no mamão.

O material analisado vai servir de subsídio para que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e secretarias de Agricultura de outros Estados possam agir na cadeia de produção, auxiliando os agricultores a cuidar dos alimentos.

 

Agência Brasil


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.