As últimas notícias da EcoAgência
[ Conteúdo total | Pesquisar | Avançar | Voltar | Página Inicial ]


AGROTÓXICOS

Roundup produz efeitos adversos em ratos, diz pesquisadora

1° abril 2004

Porto Alegre, RS - "O herbicida glifosato-Roundup é capaz de induzir efeitos adversos sobre o sistema reprodutivo de ratos Wistar adultos ou em formação, manifestando assim potencial desregulador endócrino." A afirmativa concluiu a apresentação da bióloga e médica veterinária Eliane Dallegrave no Fórum Fepam Debate realizado na tarde desta quarta-feira (31/03) no auditório Espaço Verde da Fundação Estadual de Proteção Ambiental "Henrique Luiz Roessler".

Segundo ela, os ensaios em ratos realizados para sua tese de doutoramento em Ciências Veterinárias na UFRGS mostraram que o herbicida ocasionou mortalidade materna, retardo no desenvolvimento do esqueleto, toxicidade sistêmica e reprodutiva masculina e toxicidade reprodutiva na segunda geração. O conjunto destes resultados configuraria o Roundup como potencial desregulador endócrino.

Diversos trabalhos científicos enfocam apenas o princípio ativo glifosato e não o produto final comercializado, que foi o objeto da pesquisa. A dra. Eliane Dallegrave lembrou que os resultados obtidos com ratos evidenciam a necessidade de estudos em relação a outras espécies. Ela acrescentou que as alterações morfológicas e fisiológicas sobre órgãos reprodutivos de animais e seres humanos que vêm sendo constatadas podem ser conseqüência de contaminantes ambientais.

Assessoria de Imprensa da SEMA/FEPAM  com título editado pela EcoAgência de Notícias


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.