As últimas notícias da EcoAgência
[ Conteúdo total | Pesquisar | Avançar | Voltar | Página Inicial ]


REGIONAL

Exposição dos Maiores Cartunistas Gaúchos nos 33 anos da AGAPAN

Água Consciência gota a gota reúne 40 desenhos até o dia 7 de maio

 

Porto Alegre, RS - A Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural(AGAPAN) comemora o seu 33º aniversário na próxima terça-feira (27), com a abertura de uma exposição de desenhos de humor, às 10 horas, na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, apoiadora do evento. A exposição, denominada Água Consciência gota a gota, será produzida pela Associação dos Grafistas do RS (GRAFAR). Os 40 desenhos em preto e branco e em cores, com a visão dos mais importantes cartunistas do Estado sobre a utilização desse precioso recurso natural, permanecerão expostos ao público até o dia 7 de maio.

A AGAPAN, pioneira do movimento ambientalista brasileiro, conta com um expressivo currículo de realizações ecológico/políticas baseadas em trabalho totalmente voluntário. A experiência acumulada no movimento ecológico gaúcho por mais de 30 anos, contribuiu para que a entidade ganhasse o respeito e a admiração de todos aqueles que lutam por um ambiente socialmente justo e ecologicamente sustentável. A dedicação à causa ambiental, a seriedade, a qualificação e a ética de seu trabalho tornaram-na uma entidade respeitada em nível internacional.

A fundação da AGAPAN no início da década de 70 propiciou a geração de uma nova mentalidade ecológica traduzida em diversas lutas e ações ambientais locais, nacionais e internacionais. Uma de suas primeiras campanhas vitoriosas foi a aprovação da legislação contra a poda indiscriminada das árvores de Porto Alegre.

A partir daí, liderou o combate à caça indiscriminada e ao uso de agrotóxicos, cuja lei estadual serviu de subsídio para legislação de âmbito nacional. A energia nuclear,o desmatamento da Amazônia, as queimadas, bem como as poluições do ar, da terra e da água foram e continuam sendo objeto de batalhas permanentes da AGAPAN. Sempre atenta ao paradigma de desenvolvimento com justiça social e sustentabilidade, defende a biodiversidade e os recursos naturais, opondo-se radicalmente ao patenteamento genético e à privatização da água, este recurso universal e finito, fundamental para a saúde dos seres humanos e para o equilíbrio ecológico que permite que haja vida em todos os níveis em nosso Planeta Terra.

A AGAPAN, neste Ano Estadual das Águas, tendo como premissa a Lei Federal 9433/97 e a Lei Estadual 10.350/94, que descentraliza e incentiva a participação da sociedade como cogestora dos recursos hídricos, e tendo nos Comitês de Bacias Hidrográficas o seu parlamento, reitera a importância do cumprimento das metas estabelecidas pelos sistemas nacional e estaduais de recursos hídricos para que uma eficiente e democrática gestão nos municípios, no estado e país possa ser efetivada.

Maiores informações sobre a entidade no site:

Texto da Agapan com edição da EcoAgência de Notícias


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.