As últimas notícias da EcoAgência
[ Conteúdo total | Pesquisar | Avançar | Voltar | Página Inicial ]


TRANSGÊNICOS

Ativistas do Greenpeace fazem protesto no Porto de Paranguá

3 maio 2004

Curitiba, PR - Ativistas do Greenpeace estão no Porto de Paranaguá, no Paraná, bloqueando a entrada do navio Global Wind, que transporta 30 mil toneladas de soja transgênica da Argentina. Um ativista se prendeu à corrente da âncora do navio, junto a uma faixa identificando a carga como "transgênica". Eles estão se revezando e a cada hora um dos integrantes do movimento fica acorrentado.

De acordo com os ativistas, o objetivo da ação é impedir que a soja não transgênica exportada pelo Porto de Paranaguá seja contaminada com a geneticamente modificada vinda de outros lugares. A ação em Paranaguá é parte da expedição "Brasil Melhor sem Transgênicos", que o Greenpeace vem realizando desde meados de abril a bordo do navio Arctic Sunrise.

Segundo a Assessoria de Imprensa do Porto de Paranaguá, o navio está desde sábado aguardando para completar sua carga com apenas 10 mil toneladas de soja, o que o porto denomina de "spot" (compra picada).

"As vantagens econômicas de ser o maior fornecedor de soja não transgênica do mundo podem ser perdidas caso não haja controle para evitar a contaminação", disse Gabriela Vuolo, da Campanha de Engenharia Genética do Greenpeace.

Os ativistas informam que só deixarão o porto quando o governo federal colocar em prática uma fiscalização efetiva para prevenir a contaminação genética e assegurar o direito à informação sobre produtos transgênicos.

Por Agência Brasil - ABr


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.