As últimas notícias da EcoAgência
[ Conteúdo total | Pesquisar | Avançar | Voltar | Página Inicial ]


NACIONAL - Exposição vai mostrar tecnologias inéditas para o saneamento

EcoAgencia

Caxias do Sul, Rs - Representantes da Organização Pan-Americana de Saúde, Fundação Nacional de Saúde e Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental abrem em 17 de maio a 34ª Assembléia Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento em Caxias do Sul.

No Brasil, 18 milhões de pessoas não têm água encanada nas áreas urbanas. Mesmo entre os atendidos, boa parte convive com a falta d´água, que obriga a população a recorrer a fontes de abastecimento nem sempre seguras, provocando riscos à saúde. Cerca de 14 milhões de brasileiros que vivem na zona rural não contam com abastecimento de água.

Cerca de 10 milhões de casas não têm banheiro. Mais de 83 milhões de brasileiros que vivem nas cidades não dispõem de esgotamento sanitário adequado, sendo que mais de 36 milhões vivem nas regiões metropolitanas. Aproximadamente 93 milhões de pessoas que vivem nas cidades não têm seus esgotos tratados.

A falta de recursos para o financiamento do setor obriga os prestadores públicos de serviços de saneamento a buscarem novas tecnologias para superarem esse quadro dramático. Encontrar formas de alterar a falta de saneamento é um dos objetivos da 34ª Assembléia que a Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento - ASSEMAE realizará de 16 a 21 de maio no Campus da Universidade de Caxias do Sul.

Ponto alto do evento é a 8ª Exposição de Experiências Municipais de Saneamento. Cerca de 178 trabalhos produzidos por universidades, profissionais liberais e serviços de saneamento de todo o país vão apresentar tecnologias inovadoras para o saneamento. Esses trabalhos, selecionados por docentes da Universidade Federal de Minas Gerais, estarão reunidos nos Anais que serão distribuídos durante a Assembléia.

Assessoria de Imprensa da Assemae.


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.