As últimas notícias da EcoAgência
[ Conteúdo total | Pesquisar | Avançar | Voltar | Página Inicial ]


LOCAL

Câmara de Porto Alegre entrega prêmio a Augusto Carneiro

Beto Moesch: "Ele não se tornou tão conhecido, mas tão necessário quanto os mais conhecidos

4 junho 2004


O ambientalista Augusto Carneiro (C) recebe das mãos do vereador Beto Moesch (PP)
o diploma do Prêmio Ecologista do Ano José Lutzenberger

Foto de Ramon Fernandes
Data: 03/06/04 (quinta-feira)

Porto Alegre, RS - A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, na noite desta quinta-feira (3/6), sessão solene em homenagem à Semana Mundial do Meio Ambiente. Na cerimônia, proposta pelo vereador Beto Moesch (PP) e dirigida pelo 1º vice-presidente da Casa, Elói Guimarães (PTB), foi entregue o Prêmio Ecologista do Ano José Lutzenberger a Augusto César Cunha Carneiro. Aos 81 anos, o advogado porto-alegrense é considerado o decano dos ecologistas do Rio Grande do Sul.

Beto Moesch disse que, para homenagear o meio ambiente, nada seria melhor do que reverenciar quem luta por ele. "Por isso estamos entregando o prêmio que leva o nome de um dos paradigmas do ambientalismo a Augusto Carneiro." O vereador lembrou que, com Lutzenberger, Carneiro mostrou que a atividade humana deveria respeitar a natureza, mas que isso teria de ser feito com organização e profissionalização. "Criaram, assim, a primeira entidade ecológica da América Latina - a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan)." Segundo Moesch, a postura discreta de Carneiro contribuiu para fortalecer o movimento. "Enquanto Lutzenberger ia para a imprensa, falava e escrevia, ele estava na retaguarda, organizando tudo", disse. "Não se tornou tão conhecido, mas tão necessário quanto os mais conhecidos."

O vereador recordou que Carneiro criou também a Fundação Gaia, a Pangea -Associação Ambientalista Internacional, da qual é presidente, e a Sociedade Brasileira de Conservação da Fauna (SBCF). Ainda participou da criação dos parques de Itapuã e da Guarita e mantém uma banca de livros na Feira Ecológica da Coolméia – Cooperativa Ecológica, na rua José Bonifácio, aos sábados. Em 2003, lançou A História do Ambientalismo. "Carneiro, queremos parabenizá-lo, mas, acima de tudo, agradecer por estares ao nosso lado, ao lado do meio ambiente", afirmou.

Carneiro - "É com alegria que recebo esta homenagem e mais reconhecido fico por ter sido iniciativa de Beto Moesch, um legítimo ecologista", retribuiu Carneiro. "Freqüento esta Câmara há mais de 40 anos desde a sua reabertura após o Estado Novo e, assim fui, até que entraram aqui os representantes da natureza agredida", disse, citando também o ex-vereador Caio Lustosa. O homenageado recordou que passou a acreditar na ecologia como a verdadeira política a ser seguida quando conheceu Henrique Luis Roessler, e, após, José Lutzenberger. "Vivenciei muitas lutas, estive com pessoas brilhantes, em lugares antes em estados naturais e hoje espaços urbanos", contou. "Continuamos olhando pra frente, tentando tornar políticas públicas mais transparentes e conseqüentes e mantemos viva a nossa capacidade crítica."

Em sua fala relatou também o projeto atual da Pangea, que, em conjunto com o Núcleo dos Ecojornalistas do Rio Grande do Sul, mantém o saite AgirAzul/EcoAgênciawww.ecoagencia.com.br -  e prepara o lançamento de uma agência de notícias na área ambiental dirigida à divulgação das atividades das ONGs.

Almeida - Em nome da sua e das demais bancadas, Gerson Almeida (PT) citou a trajetória precoce de militante social de Carneiro. Lembrou que o ambientalista nasceu em 1922, justamente o ano em que surgiu o Partido Comunista, do qual ele faria parte. Segundo Gerson, muito jovem Carneiro preocupava-se com o avanço do fascismo, com a barbárie das guerras. "Participou de diversas manifestações e transformou-se, acima de tudo, em um lutador pela vida", declarou. O vereador recordou que, na década de 60, Carneiro passou a aprofundar seu conhecimento sobre a natureza, culminando com a fundação da Agapan com Lutzenberger. Gerson salientou que Carneiro e Lutzenberger anteciparam o que foi preconizado pela Conferência Rio-92 - a luta ambiental é parte indispensável da luta contra a exclusão social e a pobreza. O vereador ainda recordou, entre outras, a campanha de Carneiro para concretizar a Reserva Biológica do Lami e resumiu que todas as suas causas continuam atuais. "O fato de ele não parar de lutar é uma forma efetiva de ter vencido."

Irmãos Rios - Em nome da Mesa Diretora, Luiz Braz (PSDB) enfatizou que a Câmara dedicou uma semana inteira a homenagear o meio ambiente devido à importância que dispensa à natureza. "Quem bom seria se, em nossa cidade, essa natureza estivesse mais bem cuidada", declarou, lamentando o corte de árvores para a construção de prédio e a poluição. "Hoje pela manhã, passei pela Ipiranga e vi o Arroio Dilúvio coberto por uma espuma branca malcheirosa", contou, ressaltando que o arroio deságua no Guaíba, de onde a cidade tira água para beber. Segundo o vereador, o cuidado com a natureza precisa deixar de ser uma demagogia e passar a compromisso. "As pessoas deveriam proteger seus rios como se fossem seus próprios irmãos", afirmou.

NAT/Brasil - Na solenidade, também foi entregue, pelo vereador Beto Moesch à presidente de honra do Núcleo Amigos da Terra/Brasil, Magda Renner, uma placa em comemoração aos 40 anos da entidade, que surgiu como Ação Democrática Feminina Gaúcha (ADFG). Além de Carneiro, Elói Guimarães e Magda, participaram da Mesa o secretário-substituto estadual do Meio Ambiente, Luiz Paulo Cunha; Jorge Villwock, do Instituto de Meio Ambiente da PUCRS; Rosane Schmidt, do Tribunal de Contas do Estado; e o major Florisvaldo Pereira, comandante da 1ª Companhia do Batalhão Ambiental.

D. Giselda Castro pediu a palavra e reafirmou a importância do reconhecimento das atividades da entidade ser realizado pela própria Câmara de Vereadores de Porto Alegre, cidade que sedia a organização civil. D. Magda Renner, antes de todos escutarem o Hino Riograndense, ao final da cerimônia,, tomou a palavra para agradecer o trabalho da D. Giselda, uma das duas reais fundadoras da ADFG vivas.

Presentes também às homenagens a esposa de Augusto Carneiro, D. Rosalina, a direção da Fundação Gaia, da Agapan, da Pangea, do NAT/Brasil, e de outras ONGs ambientalistas, o irmão de Augusto Carneiro, Flávio Carneiro,  e amigos. O Secretário do Meio Ambiente de Porto Alegre não esteve presente.

A Semana do Meio Ambiente da Câmara tem como tema "Água: Preservação da Vida em Nossas Mãos" e continua até domingo (6/6). Nesta sexta-feira (4/6) haverá bicicletada e teatro de bonecos. Sábado (Dia Mundial do Meio Ambiente), será realizada uma limpeza da orla do Guaíba, e, domingo, um Abraço ao Morro do Osso. A programação está no site http://www.camarapoa.rs.gov.br. Informações pelos telefones (51) 3220-4318 e 3220-4218.

 

Texto da Imprensa da Câmara de Vereadores – Jornalista Claudete Barcellos (reg. prof. 6481) com edição e acréscimos  da EcoAgência de Notícias – www.ecoagencia.com.br.


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.